Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Projeto Erasmus+ e estágios além fronteiras

O primeiro Homem era português

Banner publicidade
Projeto Erasmus+ e estágios além fronteiras

Voz às Escolas

2022-06-13 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

Nesta última crónica do ano letivo 2021/22, continuo a escrever sobre o ensino profissional no Agrupamento de Escolas Carlos Amarante.
Todos sabem que a Carlos Amarante, desde a sua origem, está ligada à formação técnica de várias gerações de alunos. Continuamos a pugnar pela excelente formação profissional e por isso nos empenhamos na obtenção do Selo de Conformidade EQAVET, certificando que o nosso Sistema de Garantia da Qualidade dos cursos profissionais se encontra alinhado com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissional.
A oferta dos cursos profissionais na Escola Secundária Carlos Amarante é determinada pela capacidade instalada, pela relevância de cada curso profissional no Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações (SANQ) e pelo desempenho e sucesso educativo dos nossos alunos e alunas.

Os nossos cursos profissionais apresentam uma relevância acima da média, contribuindo para uma rede de oferta formativa atualizada, adequada às necessidades e à evolução da economia e sociedade.
Investimos na inovação e na qualidade, na participação ativa dos nossos alunos na vida escolar, destacando-se a implementação de inúmeros projetos e atividades, nomeadamente o aprofundamento do nosso projeto Erasmus+ – “Estágios além fronteiras”.

Em 2021, tivemos os primeiros alunos do ensino profissional a realizar o estágio (formação em contexto de trabalho) em Santiago de Compostela, Galiza.
Em 2022, este projeto Erasmus+ permitiu aumentar a participação de mais alunos e em diferentes países. Obtivemos o Certificado de Acreditação no Domínio do Ensino e Formação Profissional que permite implementar estes projetos até ao final de 2027.
Durante 2 meses, estiveram catorze alunos, dos quatro cursos profissionais, a realizar a formação em contexto de trabalho “além fronteiras”, em Rimini, Itália e em Sófia, Bulgária.
Todos os participantes descrevem com entusiasmo a experiência vivenciada.
Para melhor conhecerem a opinião dos alunos participantes, partilho o testemunho dos alunos do Curso Técnico de Desporto que estiveram em Rimini, Itália, regressados na semana passada:

Tomás Fernandes - “ É difícil encontrar palavras para descrever esta experiência de estágio que realizei nos últimos meses. Sem dúvida que é algo que me acrescentou a nível profissional e pessoal, tive de sair da minha zona de conforto e enfrentar uma nova realidade. Foi uma experiência que me amadureceu em vários aspetos onde muitas vezes tive de resolver sozinho e procurar a solução para todas as pequenas adversidades que iam surgindo. E este projeto permitiu-me conhecer um novo país e uma nova cultura da qual ganhei um carinho enorme e a que um dia sem dúvida gostaria de voltar”.

Ana Figueiredo - “ A minha experiência no projeto ERASMUS+ em Rimini, na Itália, foi muito boa. Vivenciei momentos únicos de que vou sempre me recordar. Aprendi muitas coisas novas e úteis para o meu futuro. A convivência em grupo foi fácil e todos nós nos adaptamos rapidamente uns aos outros, embora às vezes houvesse discórdias entre todos. Conhecemos algumas cidades de Itália, como Veneza, Milão, Roma e São Marino. Além disso tivemos a sorte de ficar numa cidade muito bonita e num hotel onde nos receberam muito bem. Em termos de estágio, fiquei a conhecer novos estilos de trabalho e convivi com vários desportos: futebol, natação e ginásio. Eu recomendo a toda a gente fazer Erasmus, pois é uma experiência incrível e cresce-se muito enquanto pessoa.”

Daniel Ramos - “ Gostei muito da experiência que tive em ERASMUS na Itália, em Rimini. Aprendi muito e vivi coisas únicas. “Morar” em grupo foi melhor do que eu pensava pois todos se integraram bem e demo-nos todos bem. O estágio também foi interessante e aprendi coisas novas. Sinto que foi uma experiência que vou levar para a vida na minha memória” .
Entretanto, durante um mês, estarão mais 10 alunos a realizar o estágio em Sófia, Bulgária.
Para todos desejo uma excelente experiência!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

30 Junho 2022

Para reflexão...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho