Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Projecto Erasmus+ - School Radio Waves: é bom viver na Europa

O que nos distingue

Ideias

2018-02-07 às 06h00

Paulo Monteiro

Um grupo de 12 alunos estrangeiros, cinco portugueses e oito professores estrangeiros e três portugueses visitaram, na segunda-feira, a rádio Antena Minho e o jornal Correio do Minho, no âmbito do projecto Erasmus+ - School Radio Waves. Os alunos estrangeiros encontram-se na cidade de Braga até sexta-feira, no contexto deste projecto e a convite do Agrupamento de Escolas de Maximinos. Depois da visita, de conhecerem a história do jornal e da rádio e de como se trabalha nestes dois órgãos de Comunicação Social tive o prazer de ser entrevistado por cinco destes alunos, todos de nacionalidades diferentes: uma conversa muito poliglota e com excelentes professoras tradutoras e recheada de muito interesse.

Durante perto de uma hora respondi a perguntas de alunos oriundos de Portugal, Espanha, Polónia, Hungria e Bulgária. Falamos da Europa, do futuro europeu, do Brexit, do programa Erasmus+, e naturalmente o que é ser jornalista, trabalhar e dirigir um Jornal e uma Rádio. Uma conversa sem filtros. O interesse destes jovens foi enorme e no fim também fiz perguntas. E ganhei o dia. Ganhei porque, mais uma vez, encontrei jovens muito interessados nas questões europeias, preocupados com o Brexit e o futuro da Europa. Mas... foram claros sobre o futuro: todos querem continuar a pertencer à União Europeia e não querem que aconteçam mais Brexit. Aliás, chegamos à conclusão de que os seus amigos britânicos, da sua idade, também não queriam o Brexit e foram tramados pelos mais velhos. Todos sentem as vantagens que é estar na UE e todos sabem que esta Uniãodá-nos a paz que queremos preservar...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Dezembro 2018

Parabéns ao IPCA

18 Dezembro 2018

O seu a seu dono!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.