Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Programa Nacional “Diabetes em Movimento”- Em que consiste?

A responsabilidade de todos

Programa Nacional “Diabetes em Movimento”- Em que consiste?

Voz à Saúde

2023-01-17 às 06h00

Cátia da Silva Teixeira Cátia da Silva Teixeira

Em Portugal, os números da diabetes têm vindo a crescer desde que há registos, ocupando um lugar na linha da frente dos países europeus com maior prevalência desta doença crónica, sendo que as estimativas apontam para uma prevalência entre 9,8% e 13,3% na população adulta e idosa (mais de um milhão de portugueses).
O programa comunitário “Diabetes em Movimento” destinado à prática de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, está de regresso após a paragem devido à pandemia.
Implementado em 2019 pelo Município de Braga, em parceria com o ACES Braga, este programa conta com uma organização nacional realizada pela Direcção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Actividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.
É um programa multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente implementado em ciclos de nove meses, com três sessões semanais de exercício físico (2ªs, 4ªs e 6ªs feiras das 9h30 às 11h00). As sessões são operacionalizadas em grupo (20 a 30 participantes), no Pavilhão Desportivo de Sequeira, e são conduzidas por técnicos de Desporto da Autarquia Bracarense e enfermeiros do ACES de Braga.
A dose semanal deste programa foi testada cientificamente como ferramenta terapêutica para o tratamento da diabetes tipo 2, sendo todos os participantes acompanhados clinicamente através do controlo da glicemia capilar, da pressão arterial e da intensidade do esforço. Durante este período, decorrerão ainda actividades de educação para a saúde e para a cidadania, de forma a que, no final da intervenção, os utentes obtenham mais saúde e melhor qualidade de vida.
O Programa “Diabetes em Movimento” tem como objetivos:
Disponibilizar um programa comunitário para pessoas com Diabetes tipo 2, que dispõe de acesso gratuito à prática de exercício físico supervisionada;
Promover a literacia em saúde no âmbito da Diabetes, através da abordagem integrada de temáticas relevantes no contexto da doença;
Capacitar os utentes para a aquisição de hábitos de vida saudáveis, com vista à obtenção de ganhos em saúde, dotando-os de conhecimentos e competências para a realização de escolhas que potenciem o seu melhor estado de saúde e qualidade de vida.
A participação é gratuita, mediante referenciação feita pelos médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde Familiar. A participação é voluntária, mediante a assinatura de Consentimento Informado para a participação no Programa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho