Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Programa Europa Digital

Era aqui, um marmeleiro

Banner publicidade
Programa Europa Digital

Ideias

2021-11-27 às 06h00

Vasco Teixeira Vasco Teixeira

Vivemos na era digital, na era da nanotecnologia, da robótica e da inteligência artificial. Com a combinação de tecnologias, da área da microeletrónica e da robótica, e da biologia com o mundo digital, a Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0) terá o potencial de criar uma gama infinita de novos produtos ou serviços, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. As empresas deverão adaptar-se para enfrentar a competitividade crescente e as novas exigências da sociedade e do consumo. A Indústria 4.0 significa a transformação digital, baseada no desenvolvimento de tecnologias que permitem mudanças disruptivas nos modelos de negócio, nos processos e nos produtos. Integra o conjunto de tecnologias inteligentes de materiais, de conectividade e de tratamento e armazenamento eletrónico de grandes volumes de informação. Trata-se da Indústria Inteligente: digitalização da indústria transformadora, resultado da convergência entre as tecnologias de informação e comunicação e os novos (nano) materiais, os processos produtivos, a automação, a inteligência artificial e a robótica.

O Programa Europa Digital da União Europeia (UE) visa apoiar a transformação digital das sociedades e das economias da Europa, melhorando a competitividade da Europa na economia digital global, aumentando a sua autonomia tecnológica, fortalecendo as suas competências e testando e implementando tecnologias digitais.Tem como principal objetivo apoiar a transformação digital da economia e da sociedade europeia e assegurar que os respetivos benefícios possam chegar aos cidadãos e às empresas europeias, em particular as pequenas e médias empresas.
O Programa Europa Digital é o primeiro programa de financiamento da UE centrado em levar as tecnologias digitais até às empresas e aos cidadãos. Com um orçamento global previsto de 7,5 mil milhões de euros para o período 2021-2027.

Trata-se de parte de uma estratégia para continuar a desenvolver o potencial tecnológico do mercado único digital, que pode vir a acrescentar anualmente 4 milhões de postos de trabalho e 415 mil milhões de euros à economia da UE, aumentando simultaneamente a competitividade internacional da UE.
O Europa Digital financiará projetos em cinco domínios:
-supercomputação;
-inteligência artificial;
-cibersegurança;
-competências digitais avançadas;
-implantação e melhor utilização das capacidades digitais e interoperabilidade.

O programa Europa Digital será complementar de uma série de outros programas da UE de apoio à transformação digital, tais como o Horizonte Europa, o Programa UE pela Saúde e os aspetos digitais do Mecanismo Interligar a Europa.
A Comissão Europeia (CE) adotou três programas de trabalho do Programa Europa Digital, que definem os objetivos e os domínios temáticos específicos que receberão um financiamento total de 1,98 mil milhões de euros. Este primeiro conjunto de programas de trabalho inclui investimentos estratégicos que serão essenciais para alcançar os objetivos da CE com vista a concretizar a Década Digital da Europa.

O programa de trabalho principal do Programa Europa Digital incluirá investimentos, nomeadamente nos seguintes domínios:
-Criação de espaços comuns de dados (por exemplo, espaços de dados para a indústria transformadora, a mobilidade e o setor financeiro), que facilitarão a partilha transnacional de dados às empresas, nomeadamente as pequenas e médias empresas (PME) e as empresas em fase de arranque, e ao setor público, bem como a implantação de infraestruturas e de serviços da nuvem para a periferia (cloud-to-edge) federados;
-Criação de instalações de ensaio e de experimentação para as soluções baseadas na IA, a fim de impulsionar a utilização de uma IA de confiança (incluindo pelas PME e as empresas em fase de arranque) para dar resposta aos principais desafios societais, nomeadamente as alterações climáticas e os cuidados de saúde sustentáveis (por exemplo, implantação de instalações de ensaio de IA para a saúde e para as cidades e comunidades inteligentes);
-Implantação de uma infraestrutura de comunicação quântica segura para a UE (EuroQCI), que ofereça uma elevada resiliência contra os ciberataques;
-Criação e realização de mestrados no domínio das tecnologias digitais avançadas essenciais, a fim de impulsionar as competências digitais na Europa, o que engloba ações como os cursos digitais intensivos destinados às PME, como anunciado na Agenda de Competências 2020 e na Estratégia para as PME;
-Criação, exploração e manutenção contínua e em constante evolução dos serviços digitais que favorecem a interoperabilidade transnacional de soluções de apoio às administrações públicas (por exemplo, a Identidade Digital Europeia).

O programa de trabalho em matéria de cibersegurança prevê investimentos na criação de equipamentos, ferramentas e infraestruturas de dados avançados neste domínio. Financiará o desenvolvimento e a melhor utilização possível dos conhecimentos e competências em matéria de cibersegurança, encorajará a partilha de boas práticas e assegurará a implantação em larga escala de soluções avançadas no domínio da cibersegurança na economia europeia.
O Europa Digital implantará uma rede de Polos Europeus de Inovação Digital, que oferecerá acesso a ensaios tecnológicos e apoiará a transformação digital das organizações públicas e privadas em toda a Europa, incluindo as administrações nacionais, regionais ou locais.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Janeiro 2022

O lixo pandémico

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho