Os amigos de Mariana (2ª parte)
Ideias
2021-11-27 às 06h00
Vivemos na era digital, na era da nanotecnologia, da robótica e da inteligência artificial. Com a combinação de tecnologias, da área da microeletrónica e da robótica, e da biologia com o mundo digital, a Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0) terá o potencial de criar uma gama infinita de novos produtos ou serviços, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos. As empresas deverão adaptar-se para enfrentar a competitividade crescente e as novas exigências da sociedade e do consumo. A Indústria 4.0 significa a transformação digital, baseada no desenvolvimento de tecnologias que permitem mudanças disruptivas nos modelos de negócio, nos processos e nos produtos. Integra o conjunto de tecnologias inteligentes de materiais, de conectividade e de tratamento e armazenamento eletrónico de grandes volumes de informação. Trata-se da Indústria Inteligente: digitalização da indústria transformadora, resultado da convergência entre as tecnologias de informação e comunicação e os novos (nano) materiais, os processos produtivos, a automação, a inteligência artificial e a robótica.
O Programa Europa Digital da União Europeia (UE) visa apoiar a transformação digital das sociedades e das economias da Europa, melhorando a competitividade da Europa na economia digital global, aumentando a sua autonomia tecnológica, fortalecendo as suas competências e testando e implementando tecnologias digitais.Tem como principal objetivo apoiar a transformação digital da economia e da sociedade europeia e assegurar que os respetivos benefícios possam chegar aos cidadãos e às empresas europeias, em particular as pequenas e médias empresas.
O Programa Europa Digital é o primeiro programa de financiamento da UE centrado em levar as tecnologias digitais até às empresas e aos cidadãos. Com um orçamento global previsto de 7,5 mil milhões de euros para o período 2021-2027.
Trata-se de parte de uma estratégia para continuar a desenvolver o potencial tecnológico do mercado único digital, que pode vir a acrescentar anualmente 4 milhões de postos de trabalho e 415 mil milhões de euros à economia da UE, aumentando simultaneamente a competitividade internacional da UE.
O Europa Digital financiará projetos em cinco domínios:
-supercomputação;
-inteligência artificial;
-cibersegurança;
-competências digitais avançadas;
-implantação e melhor utilização das capacidades digitais e interoperabilidade.
O programa Europa Digital será complementar de uma série de outros programas da UE de apoio à transformação digital, tais como o Horizonte Europa, o Programa UE pela Saúde e os aspetos digitais do Mecanismo Interligar a Europa.
A Comissão Europeia (CE) adotou três programas de trabalho do Programa Europa Digital, que definem os objetivos e os domínios temáticos específicos que receberão um financiamento total de 1,98 mil milhões de euros. Este primeiro conjunto de programas de trabalho inclui investimentos estratégicos que serão essenciais para alcançar os objetivos da CE com vista a concretizar a Década Digital da Europa.
O programa de trabalho principal do Programa Europa Digital incluirá investimentos, nomeadamente nos seguintes domínios:
-Criação de espaços comuns de dados (por exemplo, espaços de dados para a indústria transformadora, a mobilidade e o setor financeiro), que facilitarão a partilha transnacional de dados às empresas, nomeadamente as pequenas e médias empresas (PME) e as empresas em fase de arranque, e ao setor público, bem como a implantação de infraestruturas e de serviços da nuvem para a periferia (cloud-to-edge) federados;
-Criação de instalações de ensaio e de experimentação para as soluções baseadas na IA, a fim de impulsionar a utilização de uma IA de confiança (incluindo pelas PME e as empresas em fase de arranque) para dar resposta aos principais desafios societais, nomeadamente as alterações climáticas e os cuidados de saúde sustentáveis (por exemplo, implantação de instalações de ensaio de IA para a saúde e para as cidades e comunidades inteligentes);
-Implantação de uma infraestrutura de comunicação quântica segura para a UE (EuroQCI), que ofereça uma elevada resiliência contra os ciberataques;
-Criação e realização de mestrados no domínio das tecnologias digitais avançadas essenciais, a fim de impulsionar as competências digitais na Europa, o que engloba ações como os cursos digitais intensivos destinados às PME, como anunciado na Agenda de Competências 2020 e na Estratégia para as PME;
-Criação, exploração e manutenção contínua e em constante evolução dos serviços digitais que favorecem a interoperabilidade transnacional de soluções de apoio às administrações públicas (por exemplo, a Identidade Digital Europeia).
O programa de trabalho em matéria de cibersegurança prevê investimentos na criação de equipamentos, ferramentas e infraestruturas de dados avançados neste domínio. Financiará o desenvolvimento e a melhor utilização possível dos conhecimentos e competências em matéria de cibersegurança, encorajará a partilha de boas práticas e assegurará a implantação em larga escala de soluções avançadas no domínio da cibersegurança na economia europeia.
O Europa Digital implantará uma rede de Polos Europeus de Inovação Digital, que oferecerá acesso a ensaios tecnológicos e apoiará a transformação digital das organizações públicas e privadas em toda a Europa, incluindo as administrações nacionais, regionais ou locais.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário