Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Primeiro Plano Estratégico e Sustentabilidade 2030 (PES 2030)

O maior desafio dos 50 anos de Democracia

Primeiro Plano Estratégico e Sustentabilidade 2030 (PES 2030)

Ideias

2024-02-03 às 06h00

Sandra Cerqueira Sandra Cerqueira

Foi durante o último quadrimestre de 2023 que apresentamos a todos os nossos stakeholders o primeiro Plano Estratégico e Sustentabilidade dos TUB para esta década.
A campanha que promovemos de divulgação online teve como objetivo fundamental apresentar este importante instrumento de gestão, num formato e tempo que permitisse um progressivo conhecimento e compreensão da orientação estratégica traçada pelos principais constituintes da empresa para esta década.
Integramos a sustentabilidade no nosso modelo de negócio e cadeia de valor e as dimensões do ESG no desenho da nossa estratégia corporativa. O presente plano não só define a estratégia global da empresa, como materializa a mesma, alinhando uma nova missão, cultura e valores, e visão da empresa com a susten- tabilidade e os temas materiais do ambiente, do social e os princípios de uma boa gestão empresarial. Se queremos manter a nossa licença social para operar, garantindo que o nosso negócio perdure e resiste, com o necessário apoio da sociedade, então temos de olhar para o ambiente, para o social e para a governança corporativa (ESG), como fatores estratégicos e motores de competitividade.
São 4 os Eixos Estratégicos, com 16 objetivos, 67 indicadores, 84 metas e 71 ações que concorrem para uma jornada de compromissos pela sustentabilidade e para gerar e agregar valor para Braga, e promover o bem-estar e qualidade de vida das nossas comunidades.
Desenvolvemos a Roda da Sustentabilidade, que se apresenta estruturada nos 4 Eixos Estratégicos:
1º - Mobilidade Responsável;
2º - Compromisso e Governança Corporativa;
3º - Eficiência e Inovação;
4º - Pessoas, Qualidade de Vida e Planeta.
Os 4 Eixos Estratégicos apresentam-se alinhados com 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do milénio, refletidos na agenda 2030 das Nações Unidas. Estes 9 ODS são aqueles que consideramos prioritários, tendo em conta:
• O impacte da nossa atividade, do nosso negócio e onde podemos realmente ter um contributo positivo (ODS 9 – Indústria Inovação e Infraestruturas, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e o ODS 13 – Ação Climática);
• o que para nós são core values dentro da empresa (ODS 3 – Saúde de Qualidade, ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico e os princípios de uma boa gestão ética e transparente (ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes),
• outros objetivos para os quais queremos e podemos contribuir (ODS 7 – Energias Renováveis e Acessíveis, ODS 12 – Produção e Consumos Sustentáveis), mas também a consciência de que só conseguimos alcançar todos os anteriores objetivos se envolvermos e trabalharmos em conjunto com os nossos parceiros para a implementação destes objetivos (ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos).
Pretende-se que os compromissos da empresa com o desenvolvimento destes 4 eixos estratégicos se reflitam na consolidação de uma robusta estrutura e cultura de governança, baseada na gestão participativa e na promoção de uma cultura de qualidade, rigor, inovação e transparência, com adoção de políticas mais sustentáveis na oferta de soluções de mobilidade inovadoras, comprometidas com as pessoas e defesa da biodiversidade, refletidas na nossa missão.
Para cada Eixo Estratégico identificamos 4 objetivos estratégicos, cada um com indicadores, metas e ações concretas para alcançar e contribuir para os objetivos do desenvolvimento sustentável.
O Eixo Estratégico 1. Mobilidade Responsável, surge enquanto agregador dos objetivos relacionados com a mobilidade mais sustentável, mais inclusiva e mais inteligente, associados a um serviço de qualidade e excelência.
Para este primeiro eixo estratégico identificamos os seguintes 4 objetivos:
• Mobilidade sustentável e inclusiva;
• Descarbonização da frota e neutralidade carbónica;
• Mobilidade inteligente/transição digital;
• Mobilidade de qualidade e com segurança.
Temos o compromisso de oferecer soluções de mobilidade inteligentes, livres de carbono, inclusivas e de fácil acesso, indutoras de padrões mais sustentáveis e promotoras da descarbonização, com elevada qualidade, conforto e em condições de segurança. A título de exemplo, entre as mais de 20 metas que estabelecemos, temos como objetivo ter 90% da frota da rede regular, em operação, totalmente descarbonizada e 70% com emissões zero até 2030. Este objetivo concorre com a meta que queremos alcançar de reduzir as emissões de CO2 equivalentes em 60%, até 2030.
No Eixo Estratégico 2. Compromisso e Governança Corporativa, objetivamos adotar um modelo de governação transparente e sustentável, orientados por princípios de uma gestão ética e para a redução do impacte da nossa atividade nas alterações climáticas e no ambiente, incorporando os critérios ESG para alavancar a prosperidade da empresa.
Definimos também 4 objetivos estratégicos para este eixo:
• Governação transparente, ética e participada, baseada em políticas e práticas sustentáveis;
• Alavancar a prosperidade em função da estratégia ESG;
• Reduzir o impacte da atividade da empresa nas alterações climáticas e no ambiente;
• Adotar uma política de compras sustentáveis e transparentes.
Queremos alcançar a prosperidade, alicerçada numa estratégia de sustentabilidade baseada em critérios ESG.
No Eixo Estratégico 3. Eficiência e Inovação, definimos os 4 objetivos estratégicos em torno de operações eficientes, enquanto base para garantir operações sustentáveis:
• Dinamizar e reforçar a Inovação e I&D;
• Aumentar a eficiência energética e promover consumos responsáveis;
• Infraestruturas e equipamentos resilientes, seguros e sustentáveis;
• Níveis mais elevados de produtividade.
Temos como objetivo intensificar os esforços em I&D, promovendo a eficiência energética e o consumo responsável de recursos, utilizando equipamentos mais resilientes e sustentáveis do ponto de vista energético, para assim atingir níveis de produtividade mais elevados. Enquanto entidade certificada pela NP 4457, asseveramos que a criatividade, as ideias e os contributos de colaboradores e interfaces de conhecimento são potenciadas.
Entramos agora no Eixo Estratégico 4. Pessoas, Qualidade de Vida e Planeta, pois pautamos por capacitar as pessoas e o seu conhecimento, valorizando o talento, criatividade e bem-estar, mobilizando todos para comportamentos comprometidos com a sustentabilidade, o planeta e a proteção da biodiversidade. Este eixo estratégico permitirá uma abordagem consistente ao desenvolvimento do talento, ao combate contra a desigualdade e discriminação, ao aumento da igualdade de género, com comportamentos mais sustentáveis e respeitadores do planeta. O eixo estratégico Pessoas e Qualidade de Vida é constituído por quatro objetivos estratégicos relacionados com o desenvolvimento dos recursos humanos e com a alteração dos padrões comportamentais da sociedade envolvente dos TUB.
Para este eixo definimos os seguintes objetivos estratégicos:
• Desenvolvimento sustentável e inclusivo das comunidades e proteção da diversidade;
• Mobilizar comportamentos comprometidos com a sustentabilidade e o planeta;
• Promover o equilíbrio e bem-estar dos(as) colaboradores(as);
• Desenvolvimento e capacitação de pessoas, valorizando o talento e a criatividade.
Corporizamos todos estes objetivos, com os seus indicadores e metas num Painel de Bordo que será anualmente divulgado no relatório de sustentabilidade da empresa, seguindo critérios ESG, apresentando de forma aberta e transparente a todos os nossos stakeholders o desempenho da empresa de acordo com os princípios de relato de sustentabilidade aos quais nos associamos.
Este plano estratégico e de sustentabilidade estabelece condições para a mitigação dos riscos e prepara-nos para melhor enfrentarmos os desafios futuros que se apresentam à sustentabilidade climática e ambiental, à sustentabilidade social e humana, mas também à sustentabilidade financeira e de boa governação.
Para melhor conhecer o contrato social que estabelecemos para com a sociedade e os compromissos para esta década, convido todos a consultar o nosso PES 2030 em pes2030.tub.pt/pt.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho