Os amigos de Mariana (1ª parte)
Ideias
2014-03-19 às 06h00
No início da primavera assinalam-se algumas datas comemorativas que pretendem alertar para temas relacionados com a proteção da Natureza e do Ambiente: o Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore (21 de março), o Dia Mundial da Água (22 de março) e a Hora da Terra (este ano a 29 de março).
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de março de 1972 - início da primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro Dia Mundial da Árvore e da Floresta em vários países, entre os quais Portugal.
Há quem defenda que este culto da árvore e da floresta tem raízes muito antigas, remontando ao tempo dos Romanos e Gregos, em que as árvores eram frequentemente consideradas sagradas e tornadas objecto de culto.
Ainda hoje, as árvores continuam a deter um grande carácter simbólico, de grande importância económica, como matéria-prima de muitas indústrias, e de manutenção da vida na Terra, pois são as árvores e plantas as responsáveis pela fotossíntese.
Um dos graves problemas que as florestas enfrentam é abate massivo de árvores, algumas delas para o fabrico de papel. Ora, com a reciclagem deste material, evita-se o abate de muitas árvores: reciclar 1 tonelada de papel salva a vida de 10 toneladas de árvores.
Desde o início da atividade de recolha seletiva, na Braval, enviaram-se para reciclagem 57 mil toneladas de papel e cartão, ou seja, evitou-se o abate de 570 mil toneladas de árvores!
Torna-se fundamental continuar a assinalar esta data para que estas questões não sejam esquecidas e para sensibilizar a população para a importância da reciclagem para a manutenção das florestas.
No dia 22 de março assinala-se o Dia Mundial da Água, criado pela ONU, em 1993. O objectivo é que, neste dia, sejam realizadas atividades concretas que promovam a consciencialização pública para a conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos.
Como sabemos a água é fundamental para a vida humana e vida com saúde. Para além disso, a qualidade da água é essencial para a saúde pública das populações. No entanto, apenas 3% da água existente na terra é doce é, portanto um bem precioso de valor incalculável para a vida na terra, a poupança de água, para além das vantagens económicas, devia ser uma prioridade em termos ambientais.
A Braval vai associar-se ao município de Braga para assinalar estas duas datas, com o evento Oxigenar Braga. Iremos ofertar kit’s de reciclagem e no dia 22, sacos para a recolha seletiva de resíduos ao comércio tradicional. O objetivo é sensibilizar, mais uma vez, a população para a importância da separação de resíduos.
A 29 de março de 2014, assinala-se a Hora da Terra, entre as 20h30 e as 21h30, horas locais. Trata-se de um movimento global com o objetivo de unir as pessoas em torno da proteção do planeta Terra.
Esta Hora da Terra assinala-se desde 2007 e consiste num ato simbólico de desligar as luzes durante uma hora, perto do final do mês de Março, não se pretende que a iniciativa seja um apagão, mas um ato voluntário, por isso as cidades que aderiram à celebração não estarão completamente às escuras, o maior impacto será causado em zonas comerciais e monumentos.
Podemos afirmar, portanto, que se associa a primavera à proteção da Natureza e do Ambiente, quase como se fosse uma nova oportunidade para agir em defesa no nosso Planeta e de um futuro sustentável. Façamos todos nós a nossa parte!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário