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PREVENIR é a palavra que prevalece no campo do ato educativo

A responsabilidade de todos

PREVENIR é a palavra que prevalece no campo do ato educativo

Voz às Escolas

2018-12-06 às 06h00

Agostinho Guedes Agostinho Guedes

No atual contexto socioeducativo a realidade dos jovens/alunos é muito diferente do que era há 10 anos atrás; as sociedades mudaram e consequentemente as famílias também mudaram.
O estilo de vida é cada vez mais assente no imediatismo, na execução de tarefas, o que deixa pouco tempo para estar e apreciar com calma o que o mundo tem para oferecer.
Os pais têm pouco tempo para estar com os filhos!
Vive-se sempre a “correr atrás, ou por causa de qualquer coisa” – o emprego, as tarefas, os rendimentos, as despesas; resta pouco tempo para estar com os outros, para ouvir com atenção, para compreender, para aceitar.
Os alunos evidenciam sinais de angústia,de ansiedade, de dificuldades de controlo das emoções, de pouca resistência à frustração,o que torna complicada a relação com os outros, nomeadamente com os adultos,no caso da escola com os professores.

Essas situações de ansiedade e de pouco controlo das emoções perturbam o desempenho dos alunos em situação de exame. Face a este contexto, a escola está confrontada com um conjunto de dificuldades que estão mais ligadas às mudanças sociais do que à própria escola, que entretanto não acompanhou essas transformações sociais.
Acresce a novidade das novas tecnologias cuja apropriação está a decorrer ao ritmo de cada contexto escolar.
É por tudo isto que o projeto PensaMente está a nascer na ESCT como estratégia de
intervenção precoce para que, junto dos jovens/ alunos e dos adultos possamos abordar com método as dificuldades / os problemas ligados às questões emocionais e comportamentais, fazendo todo o sentido implementar um projeto que “trabalhe” estas áreas – mindfulness.

Para melhor contextualização, “Mindfulness” significa atenção plena (face ao presente), ou seja ser capaz de não nos “deixarmos levar pelo que não fizemos ou pelo que temos que fazer.
Como objetivo a curto prazo, pretende-se ajudar alunos, pais, assistentes operacionais e professores a adquirir competências no domínio da gestão emocional e, consequentemente, na prevenção de situações de stress e de ansiedade.
Foi definido um plano de ação com a colaboração da Associação Mentes Sorridentes para implementar um projeto piloto no ano letivo 2018/2019, com avaliação e divulgação de resultados e, posteriormente, alargar
o plano a toda a comunidade escolar em diferentes fases.

A grande finalidade passa por, gradualmente, “construir” uma escola que está atenta ao ser humano nas suas múltiplas facetas, condição primeira para a obtenção de melhores resultados e para o sucesso de todos.
Quanto mais conhecimento os nossos jovens/alunos adquirirem, num ambiente de qualidade, maior será o seu sentido de liberdade e de felicidade.
Chegados aqui, parece-nos um desafio de comunidade escolar, cuja pertinência é feliz, pois vem entroncar na nova filosofia escolar cujo chapéu se denomina Escola Inclusiva.
A partir de agora, a máxima “Todos iguais, Todos diferentes” encaixa na perfeição na nova matriz socioeducativa e cultural que privilegia todos sem exceção e acompanha cada um ao seu ritmo, sem rótulos.
É neste RITMO que o projeto piloto Mindfulness terá certamente um impacto valorativo no desenvolvimento integral dos nossos jovens/alunos, capacitando-os de COMPETÊNCIAS.

Num ano letivo em que são vários os desafios lançados à Escola, basta olhar a legislação publicada na segunda metade do ano anterior com incidência nos meses de julho e agosto últimos, projectar para dentro da
ESCT uma filosofia em que aprender a respirar é a pedra angular nas relações interpares é um desafio enorme para todos.
Move-nos uma vontade enorme em viver um clima de escola tranquilo, onde impere o trabalho colaborativo, em rede, com os principais atores em acção educativa de qualidade reveladora do investimento interno
de todos os intervenientes.

Retomando a ideia da influência das mudanças sociais no seio da Escola, seria bom começarmos a centrar-nos no propósito natural da Escola que visa o desenvolvimento de competências, de qualidades de cada jovem/aluno que ali encontra, ano a ano, respostas de vária ordem que vão aumentando o seu conhecimento real sobre o mundo que o rodeia.
Depois desta digressão sobre como ultrapassar os desvios, ao nível das capacidades, do conhecimento e das atitudes, importa dizer que a Escola não está doente, nem tão pouco moribunda. Nada disso!
Interessa aqui ressaltar a surpreendente capacidade da Escola se reinventar, ajustando-se à novidade discursiva, seja ela social, política, cultural e económica, adquirindo a roupagem que melhor convém no momento.
É por essa razão que o Mindfulness, enquanto projeto de Escola que pode prevenir e diluir tensões e emoções fortes, será com toda a certeza um caminho saudável para MENTES SORRIDENTES!.

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