Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Presidente Marcelo inaugurou a Escola Secundária de Maximinos

Usamos Bruxelas como desculpa para muita coisa

Presidente Marcelo inaugurou  a Escola Secundária de Maximinos

Voz às Escolas

2022-06-29 às 06h00

Paulo Antunes Paulo Antunes

No passado dia 8 de junho, o Sr. Presidente da República e Comandante supremo das Forças Armadas, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou a requalificação da Escola Secundária de Maximinos.
Partilho com os leitores do Correio do Minho o discurso que proferi, num dia tão especial para a comunidade educativa do AE Maximinos:
“Começo por recordar que a Escola Secundária de Maximinos, foi uma das escolas, que ficou de fora do processo de requalificação da Parque Escolar, que requalificou as escolas secundárias da nossa cidade, aquando da minha 1ª passagem por esta escola, com as funções de Vice-Presidente do Conselho Executivo, no período decorrido entre 2005 e 2009. Desde então, a nossa comunidade escolar, nunca entendeu os argumentos de uma decisão tão impregnada de injustiça.
Hoje, dia 8 de junho de 2022, quero deixar em meu nome pessoal e em nome de toda uma comunidade escolar, uma mensagem de enorme gratidão a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram, para que esta ambição de longos anos se tornasse finalmente uma realidade.
Esta escola secundária faz parte do TEIP de Maximinos, que significa Território Educativo de Intervenção Prioritária. O Programa TEIP está atualmente implementado em 146 agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, que se localizam em territórios económica e socialmente desfavorecidos, onde o risco de abandono e insucesso escolar é mais elevado. O programa, ao longo dos seus já 25 anos de existência, tem vindo a desenvolver-se no respeito por princípios de discriminação positiva, permitindo-nos, no âmbito da nossa autonomia, criar as respostas adequadas ao nosso contexto, fomentando o trabalho em rede, com o apoio de um conjunto de especialistas.
Para combater os fenómenos de exclusão, torna-se necessário que as escolas sejam um espaço agradável, como sucede atualmente nesta 1ª fase da requalificação que hoje celebramos da Escola Secundária de Maximinos e como, ambicionamos ainda, para a EB23 Frei Caetano Brandão, com quase 40 anos. A escola é um espaço que promove relações pessoais motivadoras e positivas, fomentando a educação para os valores e para a cidadania e neste território, as práticas educativas têm combatido a exclusão originada pelo contexto social e familiar.
Assim, o grande desafio e razão de ser deste TEIP, reside na transformação pedagógica do ensino e da aprendizagem, centrando todo o processo no aluno, quer como objeto de estudo quer como objeto e ator das aprendizagens.
Trabalhar num TEIP é uma missão muito nobre e árdua e quero aqui felicitar todos os envolvidos na construção desta bela história, nomeadamente aqueles que aqui se mantém ao longo de décadas, pela qualidade do trabalho que desenvolvem diariamente.
Sr. Presidente da República, é uma honra tê-lo connosco e garanto-lhe que nunca esqueceremos a sua visita.
Por fim, como sempre faço, exorto toda a comunidade educativa a unir-se em torno de um ideário comum, prosseguindo este trabalho de construção de uma Escola Pública, que seja um espaço com condições físicas do século XXI, d e liberdade, uma referência de vida democrática, um exemplo de competência, de rigor, de trabalho e de inclusão.”
Além da Cerimónia de descerramento da placa comemorativa, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa visitou as salas de Educação Especial, o Espaço CASA - Centro de Aprendizagem e Socialização para Autonomia, o Centro de Apoio à Aprendizagem, as salas de ensino artístico especializado da dança e música e as salas de Português Língua Não Materna (PLNM).

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho