Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Preparando para a incerteza

Os liberais na Europa

Preparando para a incerteza

Voz às Escolas

2023-02-27 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

A escola sofre transformações diariamente, contrariando, tantas vezes, as condições físicas e estruturais em que se encontra. A transformação maior é aquela que se opera nas crianças e nos jovens, com a aquisição de conhecimentos, do desenvolvimento de aprendizagens efetivas e de competências que preparam cidadãos para a incerteza. Por isso mesmo, pela incerteza do futuro, é imperiosa a necessidade de formar seres pensantes, com capacidade para decidir o melhor caminho, procurar a melhor solução. Não desistir, enveredar pelo desconhecido em segurança e saudável competição. Queremos alunos com motivação e envolvimento em todas as atividades letivas, queremos alunos com gosto pelo aprender. Para o conseguir, desdobram-se todos os educadores na procura incessante de estratégias, metodologias diversificadas, atividades variadas em todas as áreas do saber.
Umas das disciplinas, responsável pelo desenvolvimento do raciocínio, pela resolução de problemas é, sem dúvida, a Matemática. Facilmente identificada como difícil, desmotivadora, complicada,... o que requisita de todos, principalmente dos professores, uma maior preocupação na procura de variadas abordagens. Com esse intuito se equipou um espaço na escola sede do AE André Soares, a que chamamos Laboratório de Matemática, espaço de frequência livre e com acompanha- mento de alunos, orientação para a participação em atividades lúdicas e de exercício matemático. Com projetos para todos os alunos do 1º ao 9º ano escolaridade.

É um espaço pensado passo a passo, melhorado bocadinho a bocadinho. Mas com muitas limitações. Na opinião dos alunos da escola sede, é urgente reequipar esse lugar, dar condições, quer a nível informático, pois a sua falta torna difícil o desenvolvimento de projetos/atividades enriquecedoras, quer a nível de infraes- truturas, para maior conforto e bem estar. Assim conseguiremos o pretendido: continuar a ser campeões nacionais na App Milage Aprender+ matemática na modalidade de alunos com mais exercícios resolvidos e participar nas outras modalidades deste projeto: “Aluno Autor”, “Aluno Embaixador”; participar em vários projetos nacionais: Olimpíadas portuguesas da matemática e outros; continuar a participar no projeto “Centvrivm in André Soares”- jogos romanos de tabuleiro; desenvolver o pensamento computacional, proposto nos programas de matemática, resolvendo exercícios e projetos com recurso à tecnologia: Folha de Cálculo, Geogebra, Scratch e outros; esclarecer as dúvidas na disciplina; desenvolver as capacidades de raciocínio, de resolução de problemas e de comunicação matemática.

O Agrupamento de Escolas André Soares, através de candidatura a projetos, encontra a melhor forma de financiamento, a solução ideal que permitirá a aquisição de computadores, tabletes, um ecrã tátil e uma impressora 3D para, assim, ganhar a aposta no desenvolvimento de competências dos alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclos, competências digitais e matemáticas elencadas no perfil dos alunos do séc. XXI.
São muitas as oportunidades, localmente disponibilizadas, para acesso a essas candidaturas. E quando envolvemos os alunos nos processos, o resultado é ainda melhor. Assim vivemos exemplos de cidadania ativa!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho