Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Portugueses valorizam património cultural

Saboaria e Perfumaria Confiança – pela salvaguarda do seu património

Ideias

2017-12-11 às 06h00

Paulo Monteiro

O Fórum Europeu da Cultura na cidade italiana de Milão recebeu, na passada quinta-feira, a cerimónia de arranque do Ano Europeu do Património Cultural. Assim, 2018 vai dar destaque “à riqueza do património cultural da Europa, salientando o seu papel na promoção de um sentimento partilhado de identidade e na construção do futuro da Europa.”

De acordo com um novo inquérito Eurobarómetro publicado neste dia, oito em cada 10 europeus consideram que o património cultural é importante, não apenas para si pessoalmente, mas também para a sua comunidade, a sua região, o seu país e a União Europeia no seu conjunto. Uma grande maioria tem orgulho no património cultural, quer seja na sua própria região ou país, ou noutro país europeu. Mais de sete em cada 10 europeus também concordam que o património cultural pode melhorar a sua qualidade de vida. O inquérito mostra ainda que nove em cada 10 pensam que o património cultural deve ser ensinado nas escolas...

Segundo o mesmo estudo, os portugueses estão entre os europeus os que mais valorizam o património cultural: 96%. No entanto, são os portugueses os que menos visitam com regularidade locais, monumentos e museus ou vão a eventos como concertos e festivais... 17%, enquanto a média europeia ronda os 31%, pertencendo aos suecos (81%) o recorde.
Chegou a altura de tornar efectivo o valor que damos à nossa cultura e ao nosso património. Para isso nada melhor do que começar 2018 com boas visitas culturais. Não faltam propostas e muitas delas estão mesmo ao nosso lado, mesmo perto de nós, na nossa rua, na nossa freguesia ou no nosso concelho...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.