Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Portugueses são dos europeus que mais gostam dos políticos locais

Saboaria e Perfumaria Confiança – pela salvaguarda do seu património

Ideias

2017-10-09 às 06h00

Paulo Monteiro

Este é um dos títulos bombásticos e que levam muitos leitores a ter curiosidade em ler a notícia. Mas... é certo que é bombástico, mas também é verdadeira. Falta é saber se é bom ou não...
Explico:
Segundo um estudo feito pelo Observador Cetelem Consumo 2017, 30% dos portugueses assumem confiar nos seus representantes políticos no poder local. Este valor encontra-se acima da média europeia, que não ultrapassa os 27%. No entanto... apenas 8% confiam na classe política em geral, valor abaixo da média dos 15 Estados (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, República Checa, Roménia, Reino Unido e Eslováquia) que integram o estudo, que é de 11%.

Ou seja: Somos os que mais confiam nos seus políticos, mesmo assim, somos apenas 30%, o que pode significar que os restantes 70% não confiam. Esta pode ser uma leitura... Mas pode existir uma outra leitura... há mais cidadãos a confiar nos políticos locais, nomeadamente no Minho, uma vez que só em dois concelhos é que uma lista independente ganhou (Vizela e Vila Nova de Cerveira). Mesmo assim são os chamados ‘independentes’ falsos uma vez que, curiosamente, ambos eram vice-presidentes em anteriores executivos e ‘zangaram-se’ ou foram ‘colocados de lado’, tendo acabado por concorrer como independentes e ganho as respectivas autarquias. Porque, acima de tudo, acreditavam no seu trabalho e, esse mesmo trabalho, acabou por ser reconhecido pelos eleitores. Por isso... algumas jogadas políticas saem furadas. Como estas. E está confirmado: no poder local confiamos nos políticos locais... o mesmo é dizer... nas pessoas!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.