Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Portugal campeão europeu

A fortuna perdida

Ideias

2018-07-10 às 06h00

Paulo Monteiro


Faz hoje dois anos que Portugal se sagrou campeão da Europa de futebol pela primeira vez na sua história, ao vencer na final a anfitriã França, por 1-0, após prolongamento, com um golo de Éder, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis.
O tempo passa depressa. Mas este dia não deve ser esquecido, uma vez que não é todos os dias que se conquista um título desta natureza e onde há sempre dezenas e dezenas de selecções a lutar pelo mesmo objectivo. E, muitas vezes, o sonho torna-se realidade quando menos se espera.
Isso mesmo podemos ver no actual Campeonato do Mundo que ainda está a decorrer na Rússia. Quem diria que, nesta altura, uma desta quatro equipas ia ser campeã do Mundo: Inglaterra, Croácia, Bélgica ou França? Se calhar muito poucos. E quem diria que a actual campeã do Mundo, Alemanha, ficava logo pelo caminho na fase de grupos? E quem esperava mais, muito mais, de outras seleçcões (Brasil, Argentina, Espanha... )? Muitos de nós, certamente.
Pois, o futebol tem destas coisas. E é por isso que lhe chamam o desporto Rei e que movimenta milhões de adeptos. Os resultados são sempre imprevísiveis. Veja-se, por exemplo, o caso de Portugal: fez um excelente jogo frente ao Uruguai, mas foi eliminado e, nos jogos anteriores, fez pior exibição, mas conquistou pontos...
Por isso é importante recordar que hoje faz dois anos que todos estávamos ao rubro a festejar o primeiro título do nosso futebol. Esperemos que não seja o único, mas que é muito difícil conquistá-lo é...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

20 Julho 2018

Calouste Gulbenkian

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.