Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Por um novo futuro para a Juventude Ibero-Americana

É muito difícil dizer adeus!...

Ideias

2016-10-23 às 06h00

Manuel Barros

No passado dia 19 de outubro, decorreu no Salão Medieval da Universidade do Minho, o fórum subordinado a tema “Um Novo Futuro para a Juventude Ibero - Americana”, marcado pela presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo acolhimento do Reitor da Universidade do Minho, António Cunha.

Evento que reuniu o Secretário-geral da Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ) Max Trejo, os Presidentes dos Municípios de Braga e Cascais, Ricardo Rio e Carlos Carreiras, a Vereadora do Desporto e Juventude, Sameiro Araújo, o Diretor da Agência Nacional Juventude em Ação, Pedro Soares, Presidente da Movijovem, Ricardo Araújo, Presidente do Conselho Nacional Juventude de Juventude (CNJ), Hugo Carvalho e o Presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), Júlio Oliveira.

Uma jornada de reflexão focada na importância das capitais da juventude e na importância da participação dos jovens e das organizações de juventude na sua programação e desenvolvimento e serviu ainda para apresentação de um documento com o mesmo título. Sendo na perspetiva dos seus impulsionadores um contributo de Braga, para o futuro da juventude da ibero-america, em prol da sua prosperidade e da promoção de um modelo de desenvolvimento coeso e sustentável.

Não sendo um caderno reivindicativo, nem pretendendo condensar todas as aspirações das para o futuro das novas gerações, este documento reflete um conjunto de ideias e princípios orientadores recolhidos junto de um vasto leque de protagonistas. É o resultado de um vasto leque de iniciativas, projetos e programas implementados ao longo do ano, que vai ser apresentado pela OIJ na XXV Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, a decorrer em outubro em Cartagena de Indias (Colômbia) sob o lema “Juventude, Empreendedorismo e Educação”.

Um documento que se enquadra, plenamente, neste grande desígnio da cimeira, que consubstancia o novo desafio assumido pela cidade de Braga na sua afirmação transcontinental, sustentado na participação ativa e no protagonismo dos jovens e das suas organizações. Espelha o mote “colorir o futuro”, como o ponto de encontro dos jovens de Portugal, Espanha, Caribe e da América latina, agregando os quatro eixos programáticos definidos com a prioridade de promover: uma juventude com voz, mais capacitada e ouvida; uma economia para o futuro, com novas oportunidades e relações; uma dinâmica de diálogo intercultural; e de novas políticas de juventude para o futuro.

Esta foi também a perspetiva defendida pelo Presidente da República, ao defender que os Estados devem promover um maior acesso da juventude aos órgãos com poder de decisão, ao nível local, nacional e internacional, como é o caso do espaço Ibero-americana, sobre as áreas estruturantes da sociedade. Apontando o trabalho inspirador de mudança desenvolvido em Braga, que a torna “uma capital de juventude, não apena pela natalidade, mas pela sua marca e espírito jovem”, dando realce à forte reivindicação, de as novas gerações terem uma voz cada vez mais atuante na democracia participativa e de uma maior representatividade nas estruturas de decisão.

Uma preocupação transversal a todas as intervenções do fórum, a que o Reitor da Universidade do Minho juntou o legado da “construção de um futuro” com a profunda convicção, de que esta comunidade de 22 países tem margem para progredir, como espaço potenciador de novas oportunidades para os jovens, a que a instituição que dirige tem dado um grande contributo, através do vasto universo de acordos e parcerias, e dos cerca de 800 estudantes que estudam, atualmente, nos campi de Braga e Guimarães.

Braga e as suas instituições, dos mais variados setores, desenvolveram um trabalho que foi enaltecido por todos os seus intervenientes neste evento, que o Município conseguiu agregar num documento com 16 propostas, apresentado de forma sintética por Ricardo Rio, e que foram confiados a Max Trejo para serem apresentadas na Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo.

Neste sentido, e reconhecendo a pertinência de todos os temas que consubstanciam as propostas, será oportuno fazer uma referência especial ao encontro realizado por um grupo de jovens empreendedores com o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa. Um encontro organizado pela Agência para a Dinamização Económica de Braga, que decorreu no GNRation em forma de aula e num ambiente informal, inserido no fomento da livre iniciativa dos jovens e na dinâmica de promoção do empreendedorismo empresarial e tecnológico, que se tem vindo desenvolver naquele espaço.
Um meeting muito participado, onde foram abordadas muitos assuntos, com destaque para as ambições dos jovens empreendedores, e as dificuldades que enfrentam em relação à disponibilidade dos potenciais “business angels”, para o apoio à criação de novas empresas.

Apesar do reconhecimento da melhoria e da “revolução silenciosa” que se está a verificar a este nível, por via do recurso aos fundos comunitários e ao apoio do Estado, anunciado pelo Presidente da Startup Braga, Carlos Oliveira.
Este momento completou o Forum. Envolvendo de forma muito oportuna o Presidente da República, em torno do tema do empreendedorismo jovem, na linha da da do que está a ser feito pela RedEmprendia. Uma rede das universidades empreendedoras, e da Fundación COTEC para la innovación, que em parceria com a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), vão dar voz a jovens empreendedores universitários representantes dos 22 países ibero-americanos na Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.

Um grande evento e uma excelente janela de oportunidades. Uma Capital Ibero - americana que continua a fazer o seu caminho, através da realização de conjunto de eventos de grande importância, onde os jovens vão participar em massa, e que vão contribuir, decisivamente, para afirmar a marca de “Braga cidade da juventude”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.