Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Por mim, por ti, por nós! Pela ESMS e pelas pessoas que nela e por ela existem!

A responsabilidade de todos

Por mim, por ti, por nós! Pela ESMS e pelas pessoas que nela e por ela existem!

Voz às Escolas

2022-05-12 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

“Se quiser um ano de prosperidade, cultive trigo. Se quiser dez anos de prosperidade, cultive árvores. Se quiser cem anos de prosperidade, cultive pessoas”
(provérbio chinês).

EA última semana do mês de abril mostrou, mais uma vez, que na Martins Sarmento cultivamos pessoas. As evidências diárias do trabalho que realizamos com as pessoas que aprendem e com as pessoas que ensinam e trabalham, e que ajudam a engrandecer a nossa Escola, confirmam que estamos a cumprir a nossa missão com os valores e princípios do nosso Projeto Educativo, os quais têm vindo a definir as regras de comportamento na governação da ESMS na nossa longa viagem de 131 anos.
No dia 26 de abril, antigos alunos do Liceu Martins Sarmento mostraram como, em abril de 1974, já era possível dar voz aos alunos, e como muitas das decisões tomadas naquele ano, que nos abriu, esperamos que para sempre, as portas da liberdade, decorreram de reflexões e de partilha de responsabilidades por alunos e professores. Foram duas horas que fizeram reviver aquele momento histórico contado na primeira pessoa, por aqueles que ajudaram a construir a ESMS.
Nos dias 27 e 28, realizaram-se as provas da 5.ª edição do concurso Ler Ciência, da responsabilidade do Departamento de Ciências Exatas, em colaboração com a Biblioteca Escolar. Com este concurso pretendeu-se estimular a leitura de obras científicas, ou de divulgação científica, particularmente daquelas que possam ser relacionadas com as aprendizagens essenciais das disciplinas de Biologia, Geologia, Física, Química, Matemática e Informática, bem como o desenvolvimento da transversalidade curricular, através da promoção do trabalho colaborativo e da articulação dos saberes, desde a Língua Portuguesa às Ciências. Esta foi também uma oportunidade para estimular a imaginação e o trabalho em equipa entre docentes e entre docentes e alunos. E, novamente, os alunos foram os protagonistas e mostraram que a leitura permite articular conhecimentos e consolidar aprendizagens com prazer.
O dia 29 também foi vivido de forma distinta pelos alunos que frequentam o 12.º ano. Todas as turmas estiveram unidas por uma causa respondendo ao desafio lançado pelos alunos do 12.º CT5 para dar resposta ao projeto de trabalho realizado na componente de Cidadania e Desenvolvimento. Todos juntos envolveram-se numa caminhada solidária que teve a ESMS como ponto de partida e o Santuário da Penha como ponto de chegada, efetuando o seu percurso pela lindíssima Rota da Biodiversidade.
Os alunos do 12º CT5 apelaram à sensibilidade dos seus colegas e professores, conseguindo mais de 250 inscrições para a caminhada. Os interessados foram convidados a contribuir com um valor simbólico e o os lucros reverteram para a instituição vimaranense, A Casa da Criança. “Esta instituição tem sede na rua de Santa Maria e centra os seus esforços na qualidade dos serviços prestados às crianças e jovens, e, ainda, no acompanhamento dos seus processos de promoção e proteção. Mais do que contribuir com o valor angariado, a turma organizadora procurou divulgar, junto da comunidade educativa, a importância desta instituição e do seu trabalho em prol das famílias da nossa cidade. Os alunos agradecem a colaboração de todos que contribuíram para o sucesso desta atividade e acreditam vivamente que o Liceu e os seus alunos permanecem no rumo certo e com vontade de criar uma cidade melhor. Por mim, por ti, por nós!” (os alunos da turma 12.º CT5).
“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana” (Franz Kafka) e é nosso dever, enquanto Escola, ajudar os nossos alunos a estarem atentos aos outros e a desenvolverem a coragem moral de fazer o que está certo. Assim, ajudamos a formar pessoas!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho