Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Ponto final

Comunicação em Crises e Emergências

Voz às Escolas

2019-12-18 às 06h00

Joaquim da Silva Gomes Joaquim da Silva Gomes

Quem me conhece sabe que não abdico, nem por um minuto, dos valores da transparência, da correção, da honestidade e da cordialidade.
Nos últimos 18 meses, nos últimos 540 dias, o Agrupamento de Escolas de Maximinos, viu desenvolverem-se vários projetos e criadas várias iniciativas, sempre em prol do interesse dos alunos e da comunidade educativa. Esses projetos cimentaram um ambiente de afirmação e de projeção desta comunidade educativa não só a nível regional como nacional.
Recordo que neste período o nosso Agrupamento foi notícia, pela positiva, inúmeras vezes, em vários órgãos de comunicação social, entre os quais destaco o Jornal de Notícias, que nos dedicou quatro páginas, e a revista Sábado. Este foi o ambiente criado neste Agrupamento!

Nos últimos três anos, o nosso Agrupamento foi distinguido por duas vezes com o galardão ‘A Nossa Terra’, para a melhor instituição de ensino de Braga (2017 – Escola Secundária de Maximinos e 2019 EB 2,3 Frei Caetano Brandão)! Este foi o ambiente criado neste Agrupamento!
Nos últimos 18 meses, consolidamos o Ensino Articulado da Música e da Dança, alargando este projeto ao 1.º Ciclo. Este foi o ambiente criado neste Agrupamento!
Nos últimos 18 meses alargamos o número de turmas no 10º ano (2 em 2017/2018; 4 em 2018/2019; 3 no presente ano letivo). Este foi o ambiente criado neste Agrupamento!

Daqui nasceram projetos de grande envolvência, destacando, como exemplo, a “Expoética”, dinamizada pela professora Fernanda Santos, que extravasou os muros do nosso Agrupamento, ganhando um lugar meritório na divulgação da arte nas suas diferentes manifestações. Este foi o ambiente criado neste Agrupamento!
Este ano foram criadas turmas CLIL (Content and Language Integrated Learning). Trata-se de um projeto pioneiro cuja aprendizagem é, em parte, feita a partir de conteúdos em inglês. Este foi o ambiente criado neste Agrupamento!
Ao longo destes 18 meses aceitamos todos os alunos, todos mesmo. Somos uma escola inclusiva, que faz mais e melhor pelos alunos e pelas famílias. Este foi o ambiente criado neste Agrupamento!

Ao nível da avaliação externa, há disciplinas que se destacam, nomeadamente o Português, com uma média de cerca de dois valores superior à média nacional. A maioria dos alunos, que concluíram o ensino secundário, entrou em instituições de Ensino Superior, em prestigiadas Universidades e em cursos aliciantes, como Medicina ou Engenharia Aeroespacial. Este foi o ambiente criado neste Agrupamento!
Iniciamos a certificação dos Cursos Profissionais, seguindo o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional (EQAVET). Este é o paládio da qualidade dos Cursos Profissionais deste Agrupamento e uma garantia do seu funcionamento no futuro. Este foi o ambiente criado neste Agrupamento!

Há mais de dez anos que era aguardada a requalificação da Escola Secundária de Maximinos, à semelhança das suas congéneres. Estas obras iniciaram-se em setembro deste ano e estão a decorrer com toda a normalidade, prevendo-se a sua conclusão para daqui a um ano (janeiro de 2021). Este foi o ambiente criado neste Agrupamento!
Para que este ambiente, criado no AE Maximinos, fosse possível, tenho de agradecer a dedicação e o empenho de todas as coordenadoras de estabelecimento, sem exceção.

Agradeço toda a colaboração da Câmara Municipal de Braga, nomeadamente o seu Presidente, a Vereadora da Educação e toda a equipa da Educação, na pessoa da Dr.ª Branca Soares da Costa, pela resolução sempre célere dos problemas que foram surgindo.
Agradeço também os conselhos, a colaboração e a amizade do Professor João Costa, Secretário de Estado da Educação. Uma palavra de enorme consideração e estima para o Delegado Regional de Educação do Norte, Dr. João Miguel Gonçalves, pelo apoio que sempre dedicou a este Agrupamento.
Aos professores, aos assistentes técnicos e aos assistentes operacionais deste Agrupamento, desejo as maiores felicidades, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.
Com efeito, da reunião recente com a Diretora de Serviços de Gestão de Recursos Humanos e com a Diretora Geral de Educação resultou a aceitação do meu pedido de cessação de funções como diretor deste Agrupamento, que se efetivará a 1 de janeiro de 2020.
Como diz Vinicius de Moraes “Com as lágrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia”.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

02 Dezembro 2020

Vamos escutar as VIDAS!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho