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Plano nacional de cinema no AEB

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Plano nacional de cinema no AEB

Voz às Escolas

2021-04-12 às 06h00

Jorge Saleiro Jorge Saleiro

O Agrupamento de Escolas de Barcelos (AEB) decidiu integrar o Plano Nacional de Cinema (PNC) no ano letivo 2018/2019. Perfeitamente alinhado com o Projeto Educativo do AEB, o PNC era assim abraçado, com o intuito de potenciar hábitos culturais e implementar a literacia cinematográfica entre todos os alunos.
Como todos os projetos escolares, apenas com uma equipa empenhada, dedicada e, neste caso, cinéfila, se poderia avançar para a sua implementação. A liderança da sua responsável, Júlia Gonçalves, e a formação de uma equipa sólida, transversal a todos os níveis de ensino e escolas do AEB, proporcionaram a criação de um caso de sucesso no desenvolvimento deste projeto no AEB.

Nos termos em que foi sustentado o projeto, “o incentivo à vivência do cinema e à valorização da cinematografia portuguesa enquanto arte e património cultural são vetores fundamentais do PNC e com os quais o AEB se identifica, alargando este espetro ao cinema mundial contribuindo para uma cidadania mais participativa e uma atitude crítica sobre o nosso mundo.”
Tratando-se de um Agrupamento que congrega alunos do Pré-Escolar ao 12ºano, com escolas geograficamente dispersas e com perfis diferenciados, a exigência na operacionalização do PNC era elevada. Todos os alunos do AEB deviam ser beneficiários dos objetivos de “promoção de sessões de cinema em contexto escolar e em sala de cinema, garantindo o visionamento de filmes passíveis de serem estudados a partir de linguagens cinematográficas e análise fílmica”.

Para além deste envolvimento de todos os ciclos de ensino, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, o projeto contempla a articulação com diversas disciplinas e a promoção do visionamento de filmes em sessões próprias com o objetivo de olhar o cinema enquanto arte e mostrá-lo para além do simples entretenimento. A adoção deste projeto proporcionou, também, uma nova vida para o auditório da Escola Secundária de Barcelos. Para passar a contar com sessões de cinema, foi enriquecido com equipamento apropriado e condições mais adequadas à sua realização.
Podemos afirmar que toda a equipa do PNC desenvolveu um excelente trabalho, proporcionando o acesso ao cinema com qualidade e significado a todos aos alunos do AEB.
Infelizmente, a pandemia criou um hiato na evolução que este projeto vinha a conquistar. Os cinemas fecharam, as escolas também, e as sessões que permitiam a apreciação, análise e debate conjunto tiveram de ser suspensas.
Estas sessões constituem-se como momentos preciosos para fazer ressurgir o cinema como ato social, como motivo para estar com os outros, para apreciar cinema em conjunto, para o analisar, debater, para expandir a sua vivência através da troca e partilha com os outros.

Em breve, as escolas retomarão a sua atividade com todos s alunos em ensino presencial. Espera-se que a evolução da pandemia permita o regresso em pleno deste e de outros projetos. A Escola, hoje em dia, faz-se não apenas de aulas, mas também de projetos aliciantes e enriquecedores como o PNC. As atividades extracurriculares são fundamentais para alargar as aprendizagens e para harmonizar o acesso dos alunos à arte, à cultura, a experiências para lá das salas de aula.
Não foi apenas no currículo e nas respetivas aprendizagens que a pandemia teve um efeito funesto. Restaurar o desenvolvimento das atividades extracurriculares na sua plenitude será essencial para a recuperação e evolução dos nossos alunos.

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