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Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário da ESMS

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Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário da ESMS

Voz às Escolas

2020-10-29 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

Em pleno mês de agosto, as escolas submeteram Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC). O Ministério da Educação convidou as escolas a pensarem em planos abrangentes que pudessem contribuir para a melhoria dos índices de sucesso e inclusão educativos, com particular relevância no combate às desigualdades socioeducativas, à exclusão e ao abandono escolar. No espaço de três semanas tudo teria de estar concluído.
Após alguma hesitação, a ESMS decidiu avançar com o seu plano e articulá-lo com o trabalho realizado no âmbito do Plano Nacional de Promoção do Escolar. Desde 2016, que a escola elabora Planos de Ação Estratégica para envolver toda a comunidade escolar na prossecução das prioridades inscritas no seu Projeto Educativo: desenvolver responsabilidades coletivas para a melhoria do sucesso educativo; promover a educação para os valores e cidadania; consolidar processos de interacção da escola com o meio.
O PDPSC da Martins Sarmento pretende encontrar diferentes caminhos para trabalhar as prioridades do seu Projeto Educativo e dar resposta a uma fragilidade encontrada na escola: envolver os alunos nos projetos que anualmente fazem parte do nosso Plano de Atividades. Simultaneamente, procura aperfeiçoar as competências sociais e de cidadania dos seus alunos e aprofundar a relação da escola com a comunidade criando parcerias para o sucesso. O trabalho que nos propomos levar a cabo pretende promover a educação para os valores e para a cidadania.
Com este projeto, a ESMS almeja promover uma educação orientada para o desenvolvimento pessoal, interpessoal e de intervenção social através do estímulo de uma cidadania ativa, em contexto de partilha e de colaboração e confronto de ideias sobre temas da actualidade. Pretende-se, ainda, consolidar todo o trabalho realizado no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola em que visamos desenvolver nos alunos as competências necessárias para uma cultura de democracia e de aprendizagens com impacto na atitude cívica individual e na comunidade.
O trabalho desenvolvido nos últimos três anos faz-nos acreditar que estão criadas as condições para aumentar o nível de participação dos alunos na vivência de uma cidadania ativa e o trabalho em rede no interior da escola, com impacto na comunidade.
Este trabalho em rede vai envolver as diferentes disciplinas do currículo e os diferentes projectos em desenvolvimento na escola.
As parcerias que a escola tem estabelecido com diferentes instituições da comunidade vão permitir interagir com o meio e construir uma rede de relações que possibilitem um enquadramento contextualizado com dinâmicas com significado e sentido para todos os intervenientes.
A ESMS procura trabalhar para formar os seus alunos como pessoas, desenvolvendo neles capacidades críticas e reflexivas através da promoção de uma educação para a inclusividade, para a cidadania e para a corresponsabilização. Queremos, também, promover a solidariedade e a humanização da escola através da promoção do respeito entre alunos e o respeito pelos outros.
O PDPSC será o veículo privilegiado para fazer acontecer este desiderato. Os trabalhos a realizar no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola vão criar oportunidades de reflexão, de pensar criticamente as realidades que nos circundam e apresentar soluções para os problemas encontrados. Desta forma, teremos conseguido criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal e social dos nossos alunos através de aprendizagens de qualidade, capacitando-os, desta forma, para um melhor relacionamento interpessoal e um bem-estar emocional tão necessário para fazer frente aos desafios da sociedade em que nos inserimos.
E, mais uma vez, a ESMS põe quanto é no mínimo que faz, fazendo brilhar todos os que com ela se dedicam à tarefa de formar alunos e cidadãos.

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