Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Percursos com futuro

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Voz às Escolas

2015-12-28 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Ao terminar este período letivo, permitam-me partilhar com os leitores do ‘Correio do Minho’, o modelo educativo apresentado no Projeto Educativo (PE) do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, com o lema ‘Percursos com futuro’, aprovado na reunião do Conselho Geral, em julho de 2015.

Como todos sabem, o nosso Agrupamento de Escolas é recente, mas toda a comunidade educativa se empenha, diariamente, na construção da nova unidade orgânica. No PE, enquanto missão do nosso modelo educativo, propomos consolidar uma identidade própria, no respeito e na salvaguarda da individualidade e do contexto de cada um dos estabelecimentos de educação e de ensino, orientada por critérios de qualidade e de excelência educativa. Pretendemos assegurar a crianças, jovens e adultos um percurso escolar e educativo integrado, assente na formação de cidadãos com uma sólida educação pessoal, social e científica, fornecendo bases sólidas a futuros cidadãos, tornando-os capazes de enfrentar o mundo moderno nas vertentes natural, social, política, económica e cultural.

No desenvolvimento da nossa missão, promovemos, organizamos e orientamos a ação pedagógica segundo um conjunto bem definido de princípios e valores educativos.
A nossa ação pedagógica assenta nos valores do conhecimento, do saber fazer, do saber ser e do saber estar. Promove-se uma educação orientada pelos princípios que aqui enunciamos:

a) Uma educação orientada para a participação consciente e democrática das crianças, alunos e adultos que potencie o desenvolvimento cívico e a formação de cidadãos responsáveis, criativos e tolerantes;
b) Uma educação humanista centrada no respeito por si próprio, pelos outros e pelo ambiente que fomenta práticas saudáveis de camaradagem e de sustentabilidade ambiental;
c) Uma educação para a saúde com a criação de uma cultura desportiva, no sentido de formar crianças e alunos ativos, conscientes do impacto da cultura fisico/desportiva na sua qualidade de vida e promotora de estilos e hábitos de vida saudável;
d) Uma educação orientada para o futuro, capaz de dotar os seus alunos e formandos das competências que lhes permitam construir um projeto de vida pessoal e socialmente relevante;
e) Uma educação assente em percursos diferenciados, adequados e inclusivos, capaz de integrar e responder à individualidade de cada criança e jovem;
f) Uma educação que proporcione, pela flexibilização da organização escolar, das estratégias de ensino, da gestão de recursos e currículos, o desenvolvimento maximizado de todos os alunos com necessidades educativas especiais, em consonância com a lei;
g) Uma educação que tem implícita uma cultura de trabalho, de envolvimento, de esforço e de responsabilização pessoal de todos os intervenientes na ação educativa;
h) Uma educação que garante a unidade, a continuidade e a articulação entre todos os níveis de ensino previstos na oferta formativa do agrupamento;
i) Uma educação que assegura uma igualdade efetiva de oportunidades no acesso e nas condições de sucesso para todos.

Nos próximos anos, o Agrupamento de escolas Carlos Amarante mantem a ambição de continuar a ser reconhecido como uma referência nacional ao nível das práticas de educação inclusiva, da qualidade da nossa oferta educativa e formativa e do impacto da ação pedagógica no projeto de vida dos alunos, concretizando o nosso lema “Percursos com futuro”.

Votos de um excelente ano de 2016.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

17 Setembro 2018

“Bons e maus Papeis”

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.