Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

‘Passo a Passo até Santiago’

Cartas de saudade

‘Passo a Passo até Santiago’

Ideias

2019-12-09 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro


“E o peregrino vem.
Reza devotamente,
Põe no altar o que tem,
E regressa mais livre e mais contente...
Assim faço também!”
O poema é de Miguel Torga e foi utilizado por Ana Caramez para terminar o livro ‘Passo a Passo até Santiago’, em mais uma aventura de ‘A Menina Catita’ que conta também com ilustrações de Luís Cardoso.
O livro foi recentemente apresentado em Viana do Castelo, terra da autora. Um livro excelente. Aberto a todos. Uma leitura recomendada aos mais jovens e menos jovens e, principalmente aos que gostam dos Caminhos de Santiago e da História. Este livro foi um desafio emocionante para a autora e que a levou a percorrer séculos de História, com as diversas pesquisas relacionadas e que a fez reviver a experiência do Caminho. Em cada personagem coloca o Amor pela História, pela divulgação do nosso passado histórico, tentando sensibilizar o leitor (que pode ser peregrino também) pelos pormenores que, à priori, podem passar despercebidos.
Uma história onde “A Catita aventureira desafia o seu amigo Abel para experienciarem o Caminho. Ao longo dos dias, cruzam-se com diferentes pessoas, algumas das quais assumem o papel de personagens marcantes, carregadas de simbolismo histórico, mas também afectivo, uma vez que todas fazem parte da minha história de vida (...)”.
Este é o terceiro volume da colecção Histórias da Menina Catita. Depois de uma leitura a ‘Passo a Passo até Santiago’, uma história deliciosa sobre a História do Caminho, não deve perder as outras duas histórias: ‘A Menina Catita e Afonso, rei de Portugal’ e ‘Diferentes, mas Iguais’. Vale bem a pena.
Ah... e onde não falta um glossário histórico riquissimo onde aprendemos e aprendemos muito!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.