Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Paralímpicos: excelentes notícias...

1.758.035 votos de confiança

Ideias

2018-07-13 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro


Os atletas paralímpicos receberam esta semana uma excelente notícia e pela qual andaram a lutar anos e anos a fio... O Governo decidiu, finalmente, rever a portaria de atribuição de prémios desportivos em Jogos Olímpicos, Jogos Paralímpicos, Campeonatos do Mundo e Campeonatos da Europa e, aqui o mais importante: equiparar os valores para atletas olímpicos e paralímpicos.
Não há dúvida de que é uma grande vitória e não fazia qualquer sentido existir tal distinção... no fundo discriminação. E tanto mais que, falando dos nossos atletas paralímpicos, estes sempre tiveram menos apoios, menos condições e sempre lutaram como grandes campeões, com grande força, empenho e dedicação. Agora foi-lhes feita justiça. Justiça que já devia ter sido feita há muitos e muitos anos... Assim, a partir de agora, e segundo a informação do ministro da Educação e do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, em Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os valores passam a ser iguais, com 50 mil euros para uma medalha de ouro, 30 mil para prata e 20 mil para bronze. Registe-se que na anterior portaria, os valores dos paralímpicos eram de 20 (ouro), 12,5 (prata) e 7,5 (bronze)... uma injustiça. Em outras competições também os valores foram alterados bem como os recordes mundiais ou olímpicos/paralímpicos passam a estar equiparados. Uma grande vitória e uma justiça reposta. Agora há que continuar por outras lutas, nomeadamente no que diz respeito ao apoio a estes atletas. Eles merecem mais, muito mais, já que honram tanta vezes o nosso país e nos deixam com uma lágrima no canto do olho, por enormes serem os feitos e as emoções que nos proporcionam...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Março 2024

O fim do bi-ideologismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho