Correio do Minho

Braga,

- +

Outubro um mês associativo

A Sueca

Outubro um mês associativo

Escreve quem sabe

2019-10-15 às 06h00

Margarida Pereira Margarida Pereira

Quando pensamos no mês de Outubro é fácil associarmos a chegada do Outono, com frio e chuva, automaticamente invocando a altura mais recatada do ano, onde as pessoas começam a viver mais no interior das suas casas. No entanto, a chegada de Outubro nada tem de recatado, pois é um mês que, talvez em jeito ainda de despedida de verão, tem um calendário repleto de atividades associativas.
Sendo o mês de Prevenção Contra o Cancro da Mama, Outubro veste-se de Rosa e preenche-se de atividades para todas as pessoas. Desde palestras, concertos passando por eventos desportivos, todas estas atividades são realizadas por um conjunto de Associações como a Rosa Vida, a Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, entre outras, que, neste mês, vestem-se de cor de Rosa e lutam por uma causa comum. Não podemos esquecer que durante o resto do ano todas estas associações realizam um trabalho essencial no apoio a doentes e familiares, que vai desde a ajuda na aquisição de produtos médicos, até consultas de psicologia. Este é um voluntariado essencial na sociedade que nunca poderá ser desvalorizado.

Existe ainda, no mês de Outubro, outra celebração importante para algumas entidades e associações da cidade. Falamos do Aniversário da Fábrica Confiança que comemorou recentemente 125 anos. A Confiança é o único edifício da época industrial que chegou até aos dias de hoje, mas que infelizmente tem um futuro incerto. Pelos 125 anos da Fábrica Confiança, a Plataforma “Salvar a Confiança”, reuniu 21 associações que cantaram os Parabéns pela efeméride, numa celebração original. no passado dia 12 de Outubro, houve música na Rua Nova de Santa Cruz e testemunhos dos antigos operários que lá trabalharam. Cada um recordou os tempos em que a Fábrica laborava e o perfume que dela emanava. Ali, também se cantaram os Parabéns, havendo bolo em forma do edifício Confiança. Foi uma celebração singular, juntando-se à simbólica iniciativa da Junta de freguesia de S. Victor que distribuiu sabonetes “Alfazema”, um dos mais famosos da marca Confiança, ou a exposição fotográfica que está patente na sede da Junta de Freguesia.

A JovemCoop junta-se às muitas atividades do mês de Outubro, fechando o mês com mais uma edição da Braga Assombrada. Em conjunto com a Braga Mais, e com o apoio da Junta de freguesia de S. Victor e do Museu dos Biscainhos, realizamos mais um percurso temático. Esta atividade é, sem dúvida alguma, uma das atividades na qual temos maior adesão, talvez por unir o misticismo do Halloween, à história da cidade, despertando assim um elevado interesse nos bracarenses.
Apesar da chegada do Outono, Braga continua a mostrar que, existindo um calendário cultural rico em atividades associativas, a adesão é sempre elevada. Os bracarenses têm interesse em participar na vida associativa da cidade que, infelizmente, nem sempre é vbem divulgada.
Ainda assim, a JovemCoop, continuará, em Outubro, as celebrações do seu 40° aniversário, convidando os interessados a participar na Braga Assombrada, dia 31 pelas 21h30 no Museu dos Biscainhos, onde prometemos divulgar a história do museu com alguns sustos à mistura.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.