Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Outubro, um mês com uma só cor!

A Biblioteca Escolar – Um contributo fundamental para ler o mundo

Escreve quem sabe

2016-10-18 às 06h00

Margarida Pereira Margarida Pereira

Se pensarmos no mês de outubro e lhe tentarmos atribuir uma cor, a tendência será escolhermos um tom quente típico de outono, entre um amarelo ou um vermelho, cores típicas das folhas caídas no chão. Contudo, a cor de Outubro não será, ou pelo menos não deveria ser, nenhuma dessas. A cor de outubro, caro leitor, é o ROSA!

Outubro é o mês Internacional da Prevenção Contra o Cancro da Mama, um mês em que as ações de sensibilização são reforçadas para alertar para uma doença que cada vez mais se impõe na sociedade. Todavia, este ano o mês de outubro, em Braga, tem um rosa muito mais forte do que em anos anteriores, tem um rosa de um só tom, pois todas as entidades, associações e movimentos da nossa cidade resolveram unir as suas forças e todos juntos celebrarem este mês. No Outubro Rosa colaboram a Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Unidade de Psico-Oncologia, o Rosa Vida, a Amados, o Vencer e Viver, o Hospital de Braga, a ACES e a Câmara Municipal de Braga.

Neste mês, devido à união de todas estas entidades, é fácil cruzarmo-nos com o laço cor de rosa, pois são muitas as iniciativas que preenchem o calendário. O pontapé de saída foi dado no Fórum Rosa, uma iniciativa que contou com diversos oradores que partilharam as suas visões sobre a doença, que para uns é o seu trabalho e para outros foi uma dificuldade ultrapassada. Seguiu-se a Mancha Rosa, uma iniciativa no centro da cidade que tinha como objetivo alertar as pessoas para a existência desta doença, que decorreu no último sábado Dia Mundial da Saúde da Mama.

Mas são ainda muitas as iniciativas que estão reservadas para a última metade do mês. A próxima será dia 21, pelas 21h30, no Parque de Exposições um Concerto Rosa, cuja receita reverte a favor das associações envolvidas. Neste Concerto participarão: Pedro Macedo, Ent’Artes e os The Classic, os bilhetes de ingresso estão disponíveis para venda, com o custo de 7,50€. No próximo sábado, no Mosteiro de Tibães, será o Desfile Rosa, da estilista Bracarense Elsa Barreto, onde algumas das modelos serão testemunhos vivos da doença. As atividades terminam no domingo, dia 23, com a PinkRun, uma caminhada pelo centro da cidade que pretende não só alertar para a prevenção da doença, mas também angariar fundos que irão apoiar doentes com cancro de mama. Os kits para esta marcha terão o custo de 5€ e são constituídos por uma t-shirt, um boné, uma peça de fruta e uma garrafa de água. A partir de hoje até ao dia 21, os bilhetes, para ambas as iniciativas, poderão ser adquiridos no Minho Center.

Atividades não faltam neste Outubro Rosa, atravessando as mais diversas áreas de interesse, portanto ninguém deve ficar indiferente a uma causa que cada vez mais é de todos. De louvar são também as sinergias criadas entre todas as entidades, movimentos e associações, que a título voluntário todos os dias se disponibilizam para dar apoio aos doentes e seus familiares, neste momento mais delicado.
É certo que todos os meses são meses do cancro da mama, mas neste em especial, vamos juntar-nos à causa Rosa e ajudar. A JovemCoop, veste a camisola Rosa e coopera com esta causa.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

28 Novembro 2020

Ilusão verde

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho