Correio do Minho

Braga,

Os vinhos verdes conquistam mercados e são reis

Consumidores mais habilitados a comparar comissões bancárias a partir de 1 de outubro

Ideias

2017-08-09 às 06h00

Paulo Monteiro

O vinho verde está na moda. A subida das exportações, o gosto por este vinho e as excelentes propostas que têm aparecido nos últimos anos levam a que o ‘verde’ seja cada vez mais saboreado com êxito cá e além fronteiras. Agora só se pedem mais vinhas para se ter mais produção...
Está a ser um caso de sucesso e mais um ano de conquistas com a promoção do vinho nos Estados Unidos e no Brasil, na abertura de novos mercados e com os nórdicos a serem cada vez mais nossos clientes. As marcas começam a ser cada vez mais conhecidas. Os alvarinhos cada vez a terem os seus adeptos. O vinho verde conquistou definitivamente o coração das pessoas.
Para já foi o único que conseguiu subir dois dígitos nas exportações e isso já acontece há 12 anos consecutivos.
Depois, certames como a ‘Essência do Vinho’, ‘Vinho Verde Wine’, ‘Vinho Verde Fest’, ou as festas do Alvarinho em Monção e Melgaço, entre outros, promovem entre nós os novos vinhos e os que já se impõem no mercado. Não quero falar em nomes, nem em quintas, nem em enólogos, mas todos os dias passam pela nossa frente néctares imperiais de vinhos verdes. Vale a pena provar e cada vez mais saborear.
Mas não somos só nós. Já aqui escrevi que os próprios nórdicos andam perdidinhos pelo vinho verde. Suécia, Dinamarca, Noruega e Holanda são países apreciadores do vinho verde, com destaque para os suecos que são os maiores consumidores de alvarinho do Mundo. É obra.
E acabam por ser eles que lentamente vão sendo a grande alavanca da exportação deste vinho. O segredo está na qualidade e no sabor. Brindemos então ao vinho verde. Tchim, tchim!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.