Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Os selos distintivos no comércio e o seu significado

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Escreve quem sabe

2014-04-12 às 06h00

Fernando Viana

A Direção-Geral do Consumidor, aproveitando as comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de Março), publicou um guia informativo sobre selos distintivos e o significado destes selos.
Um selo distintivo é um mecanismo de comunicação utilizado pelas empresas na comunicação de marcas, produtos e serviços, através do qual procuram fazer sobressair junto dos consumidores as qualidades dos seus produtos, das marcos e dos serviços.

No fundo é um logótipo que salienta um aspeto considerado relevante para quem o exibe. Na verdade, os consumidores preocupam-se cada vez mais com os produtos que consomem e os selos pretendem incrementar a confiança. Convém que o consumidor tenha presente que o selo é um poderoso instrumento de marketing destinado a influenciar a sua escolha. De facto, um selo nem sempre significa que aquele produto, marca ou serviço que o ostenta apresenta melhores qualidades e características face aos demais, uma vez que a atribuição dessa menção é baseada numa amostragem ou na classificação de um júri.

Tendo presente estes aspetos, o consumidor deve analisar quais as características que estão a ser valorizadas com a atribuição do selo e deve informar-se sobre a validade e os critérios de atribuição de cada selo. Aliás, percebendo que a aposição destes selos nos produtos induz o consumidor a adquiri-los, porque o consumidor normalmente confia na notoriedade e na mensagem explícita dos selos, as empresas têm investido na aposição destes selos, que proliferam no mercado, gerando alguma confusão ao consumidor, que nem sempre se apercebe do real significado e valor intrínseco do selo.

Assim, é importante que o consumidor tenha presente que alguns dos selos estão associados a escolhas dos consumidores, mas que noutros selos, a escolha pertence a comissões e a júris que seleccionam os produtos a concurso e atribuem os selos de acordo com critérios nem sempre completamente claros.

Caso pretenda um guia e ficar a conhecer mais sobre os selos distintivos, contacte o CIAB - Tribunal Arbitral de Consumo, em Braga: na R. D. Afonso Henriques, n.º 1 (Ed. da Junta de Freguesia da Sé) 4700-030 BRAGA * telefone: 253617604 * fax: 253617605 * correio eletrónico: geral@ciab.pt em Viana do Castelo: Av. Rocha Páris, n.º 103 (Villa Rosa) 4900-394 VIANA DO CASTELO * telefone 258 809 335 * fax 258809389 * correio eletrónico: ciab.viana@cm-viana-castelo.pt ou diretamente numa das Câmaras Municipais da sua área de abrangência.

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