Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Os Professores da ESMS

Não somos um Rio

Os Professores da ESMS

Voz às Escolas

2021-09-30 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

Pelo segundo ano consecutivo, tudo começou de forma diferente! A sensação permanente de que nada parou para o merecido descanso. A ausência de interrupção entre o fim de um e o início de outro ano letivo, faz com que o frenesim característico do início não seja percetível com a intensidade que o caracterizava. Aquele ar de cheiro a novo ano já não paira no ar! Nunca de cá saímos.
Apesar de as aulas começarem em setembro, a preparação do ano letivo começou muito antes, quer pelas escolas, quer pelas famílias. Durante o tempo de descanso, tudo na televisão anunciava que o novo ano letivo ia começar e que era muito importante adquirir os materiais, os materiais daquelas marcas, para que o sucesso fosse possível, sendo ainda condição para fazer novos amigos e ser popular. Como se isso fosse o que é importante na escola!
Em contrapartida, as notícias sobre os professores surgem relacionadas com a precariedade do trabalho, fruto de vínculos como contratados, ano após ano, o que se traduz em mudanças permanentes no trabalho desenvolvido nas escolas, que se deseja de qualidade e de continuidade.
Será que este ano a televisão vai dar mais destaque à comemoração do Dia Mundial do Professor, a 5 de outubro? Este dia quase que passa despercebido, mesmo dentro das próprias escolas, não fosse pelo facto de ser um dia de feriado nacional e, consequentemente, sem aulas. Esta comemoração foi proposta pela UNESCO, que reconhece que sem professores “Não pode haver nem desenvolvimento durável, nem coesão social, nem paz”. Eles são o pilar da Escola.
Os professores, apesar de diferentes na sua postura, na sua forma de ser e estar, nas estratégias de aprendizagem que utilizam, e mesmo nas suas convicções, têm em comum a capacidade de transferir conhecimento e valores para os seus alunos, pois as suas diferenças não comprometem a sua missão: educar os alunos, preparando-os para a vida profissional e formando cidadãos com pensamento crítico.
Há professores mais simpáticos, outros mais distantes, mas todos estão disponíveis para os alunos, independentemente da marca de roupa que vestem, ou dos materiais que utilizam. Hoje ser professor é quase uma profissão de risco, como refere Alice Vieira num dos seus textos. Mas a dedicação, a disponibilidade permanente, o gosto pelo trabalho que se faz, o sentido de humor (por vezes não compreendido) faz com que muitos alunos sintam que eles estão lá para eles, pois nunca sabemos quando um aluno precisa de nós.
Na Escola Secundária Martins Sarmento (ESMS), neste início de ano letivo, foi assim que apresentamos os professores aos novos alunos. Eles são parte ativa da equipa de trabalho que é a turma de cada aluno. Os resultados dos alunos vão depender das suas ações, do seu empenho e da sua coragem de fazer as escolhas certas ao longo do ano. E os professores estão lá para os ajudar no caminho que agora se inicia. Nós acreditamos que os professores da ESMS ajudam os seus alunos a serem persistentes, para que sejam capazes de não desistir perante os obstáculos ou dificuldades de aprendizagem e, sobretudo, ajudam os seus alunos a concretizar o seu sonho no final do seu percurso na ESMS.
Como seria bom que em Portugal se desenvolvesse a tradição de confiar nos professores. Para além dos conhecimentos científicos, os professores cultivam a formação humana dos seus alunos, ajudando-os a ultrapassar dificuldades. Os tempos de pandemia e as novas formas de aprender e ensinar foram disso a prova, e os professores da ESMS deram prova que nunca desistem dos seus alunos.
“Agradecemos a todos aqueles que ensinam nas escolas. Educar é um ato de amor, é como dar a vida” (@Pontifex_pt). E nós na ESMS damos vida e continuamos a ser asas para os nossos alunos, encorajando-os a voar, porque os encorajamos a dar o melhor de si no mínimo que fazem.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

18 Outubro 2021

Mentores

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho