Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Os números de um ano da Rede Municipal de Leitura Pública de V.N. Famalicão

Nelinha

Os números de um ano da Rede Municipal de Leitura Pública de V.N. Famalicão

Voz às Bibliotecas

2019-01-31 às 06h00

Carla Araújo Carla Araújo

Para esta minha crónica de hoje, não a primeira do ano mas ainda do primeiro mês do ano, entendi que deveria aproveitar a oportunidade para partilhar os números de que se fez a Rede Municipal de Leitura Pública de Vila Nova de Famalicão durante o findo ano de 2018. A Rede Municipal de Leitura Pública constitui-se, em Vila Nova de Famalicão, pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, pelos Polos de Leitura das freguesias de Riba de Ave, Ribeirão, Joane, Lousado e Pousada de Saramagos e ainda pela Biblioteca Itinerante.

Assim, e num total de 292 dias de abertura ao público, a Rede Municipal de Leitura Pública de Vila Nova de Famalicão registou 84.022 visitas, ou seja, uma média de 7.000 visitas por mês.
Para alguns a visita é mais fugaz e é mesmo só para a troca dos livros ou da música e do cinema que tinham levado pelo empréstimo domiciliário; para outros é mais demorada porque a habitual leitura da imprensa diária assim o obriga; noutros casos é ainda mais prolongada porque a consulta e pesquisa sobre determinados assuntos exige percorrer as estantes e por vezes também o apoio e a orientação técnica de um profissional; para outros, ainda, a disponibilidade de equipamentos informáticos e de acesso à internet fá-los perder a noção do tempo. Finalmente, e com orgulho, digo que para muitos outros a Biblioteca é como uma segunda casa!!

Ora, como dizem que os números não enganam, os da Rede Municipal de Leitura Pública de Vila Nova de Famalicão, do ano 2018, são os seguintes:
- dos leitores inscritos na base de dados concelhia, 17.313 é o total de leitores inscritos até 31 de dezembro de 2018 e 1.102 é o número de novos leitores inscritos entre janeiro e dezembro do ano 2018.
- do número de documentos emprestados, e de um total de 19.754, foram emprestado pela Biblioteca Municipal 9.121 livros, 2.334 DVD’s e 180 CD’s áudio; pelos Polos de Leitura 3.528 livros, 717 DVD’s e 32 CD’s áudio; pela Biblioteca Itinerante foram emprestados 3.842 livros.
- das aquisições e outras incorporações, a coleção foi enriquecida com 1.735 novos livros, 324 novos DVD’s e 74 novos CD’s áudio.
- nas atividades de extensão educativa e cultural estiveram presentes um total de 19.929 participantes, dos quais 16.115 era público infantojuvenil, 2.825 era público adulto e 989 era público sénior.
- do horário alargado até as 24h00, em épocas de exames, 2.264 estudantes beneficiaram das instalações da Biblioteca como local privilegiado para o estudo.
- do Bibliomóvel, 23 escolas aderiram ao serviço da biblioteca itinerante, emprestaram-se 3.842 documentos e recebemos a visita de 8.199 alunos do 1. Ciclo.
- da nossa presença na internet, contabilizaram-se 61.571 visitas ao sítio web da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e 1.127 seguidores da página oficial no facebook.

E assim se dá conta dos números de um ano da Rede Municipal de Leitura Pública de Vila Nova de Famalicão.
Faça-nos a sua visita!!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

21 Junho 2019

Avelino

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.