Correio do Minho

Braga, terça-feira

Os médicos e o ‘Dr. Google’

Dar banho às virgens

Ideias

2018-09-05 às 06h00

Paulo Monteiro

BMJ Best Practice, Cochrane Library, DynaMed Plus e UpToDate... À primeira vista estes nomes podem não lhe dizer nada mas garanto-lhe que vai começar a ouvir falar muito deles. São sistemas de apoio à decisão clínica e vão estar acessíveis a partir de Janeiro do próximo ano para todos os portugueses que possam aceder à internet.
O objectivo é ‘lutar’ contra o ‘Dr. Google’, o médico que os portugueses mais consultam todos os dias quando têm algum problema de saúde e querem saber o que se passa... Ora bem: nem tudo o que o ‘Dr. Google’ diz é verdade e trata-se, como já referiu o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, de ser dado “um passo na batalha contra a informação desvirtuada”, acrescentando mesmo que se trata de “um combate ao charlatanismo”.

E é bem verdade. Muitas das informações que se encontram na internet e procuradas pelo motor de busca carecem de veracidade e dão mesmo uma informação contraditória. Por isso, nada melhor do que utilizar o velho ditado, “o seu ao seu dono”. Devemos consultar os sites e sistemas de apoios oficiais, com informação fidedigna e os próprios médicos...
Tudo porque ontem foi assinado um protocolo entre o Ministério da Saúde e a Ordem dos Médicos que vai possibilitar a consulta gratuita dos sites já aqui referidos. São plataformas digitais internacionais, com informação clínica e cientificamente validada.
Boas ideias que esperemos se convertam em boas informações...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

13 Novembro 2018

Braga Capital

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.