Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Os cidadãos vão decidir o futuro da União Europeia este ano

O maior desafio dos 50 anos de Democracia

Os cidadãos vão decidir o futuro  da União Europeia este ano

Ideias

2024-01-11 às 06h00

Alzira Costa Alzira Costa

Entre 6 e 9 de junho de 2024, milhões de europeus participarão na definição do futuro da democracia europeia por ocasião das eleições europeias. É um momento único em que todos podemos decidir coletivamente sobre o futuro da União Europeia. Votar é sempre importante, seja a nível local, nacional ou europeu. Trata-se de uma excelente oportunidade para dar a sua opinião sobre os temas que considera relevantes.
Relembramos que a democracia nunca deve ser considerada como um dado adquirido! É uma conquista coletiva — e uma responsabilidade coletiva em que todos temos um papel a desempenhar!
A democracia começa com o povo: os dados são lançados com o nosso voto nas eleições europeias, e as decisões que dela decorrem têm influência nas nossas vidas. Se não participamos, também não podemos moldar o futuro, mas, mais do que isso, a democracia parlamentar europeia perde vitalidade e os seus valores ficam esvaziados de sentido.
Quanto mais pessoas votarem, mais forte será a nossa democracia.
Por vezes, temos a falsa sensação que a União Europeia não tem um impacto direto nas nossas vidas. Um sentimento que não poderia estar mais errado. Esquecemos que o resultado das eleições europeias tem grande impacto sobre um grande número de pessoas.
O Parlamento Europeu adota leis com repercussões sobre todos: países de grande dimensão e pequenas comunidades, empresas poderosas e jovens empresas em fase de arranque, tanto a nível mundial como a nível local. Ademais, a legislação da UE aborda as prioridades da maioria das pessoas: ambiente, segurança, migração, políticas sociais, direitos dos consumidores, economia, Estado de Direito e muitas mais.
Atualmente, todos os assuntos de relevância nacional comportam também uma perspetiva europeia.
A título de exemplo, o Parlamento Europeu aprovou leis que incidem sobre a saúde dos cidadãos europeus, sobretudo a saúde mental; o reforço de medidas que protejam o ambiente; as competências dos cidadãos e o aceleramento de componentes digitais e tecnológicos; o consumo de alimentos europeus como o mel, sumos de frutos ou compotas; o desenvolvimento de produtos digitais mais éticos que combatam o vício digital; deu luz verde a projetos para reforçar o aprovisionamento da União Europeia para matérias-primas estratégicas, entre outras.
Em suma, num mundo cada vez mais complexo, instável e interligado, a União Europeia está confrontada com desafios globais que nenhum país da UE pode enfrentar sozinho. Dar resposta aos múltiplos desafios que enfrentamos não é uma tarefa de somenos – e votar é o meio de que dispões para influenciar o rumo a seguir.
Desta forma, o teu voto decidirá quais serão os deputados ao Parlamento Europeu que o representarão quando se tratar de elaborar novas leis e terá uma influência na eleição da Comissão Europeia. Estas decisões moldarão o teu quotidiano e o de muitas outras pessoas.
Nos próximos meses, o Europe Direct Minho vai dar uma especial incidência à temática das eleições europeias, informando os cidadãos sobre a importância e implicações deste sufrágio no seu dia-a-dia, dando a conhecer como funciona Parlamento Europeu e qual é o trabalho dos eurodeputados.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho