Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Os britânicos já decidiram... deixar-nos!

Uma nova direita para Portugal

Os britânicos já decidiram... deixar-nos!

Ideias

2019-12-16 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Os britânicos sempre tiveram aquela característica terrível que muitos de nós (europeus) não gosta: que é... eles gostam de ser diferentes!
E, foi esta diferença que acabou por eles decidirem que não querem nada connosco. Decidiram seguir o seu caminho fora da União Europeia. As desculpas terminaram na passada quinta-feira quando a maioria dos britânicos decidiu votar nos conservadores e em Boris Johnson. Agora não há desculpas. Novos e menos novos, quer tivessem votado, ou não, decidiram que o que querem mesmo é o Brexit. Afinal, durante três anos e pouco tanta campanha para continuarem na União Europeia para quê? Afinal decidiram, por voto secreto, que querem mesmo o Brexit. E a democracia é isto mesmo. Decidiram apostar e dar uma maioria absoluta como não se via há mais de 30 anos a Boris Johnson.

Mas... decidiram e está decidido. É assim a democracia. Eu bem que gostava que eles continuassem nesta grande União, apesar de terem a mania das diferenças... Era melhor para todos!
Mas... também me parece que vem aí uma ‘guerra’ grande entre os próprios britânicos. É que, apesar de Boris Johnson ter pedido a união de todos, há um povo que votou contra a maioria e, no seu ‘país’, passou a ter uma grande maioria... contrária. Falo da Escócia. Escócia que votou maioritariamente na actual primeira-ministra, Nicola Sturgeon (líder do Partido Nacional Escocês) europeísta, grande defensora da União Europeia e pela continuidade no seio europeu. Promete dar luta e quer já - sentiu essa legitimidade - um novo referendo para pedir a independência da Escócia (foi isso que os escoceses demostraram através do voto) e depois quer continuar na União Europeia.
Vamos ter ainda muitos capítulos desta história!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.