Correio do Minho

Braga, terça-feira

Obrigado, Mário Soares

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Ideias

2017-01-09 às 06h00

Paulo Monteiro

O símbolo maior da democracia deixou-nos no sábado. Tal como disse o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, “Mário Soares nasceu e formou-se para ser um lutador e para ter uma causa para a sua luta: a liberdade”. Ele foi um dos maiores responsáveis por nós, hoje, escrevermos aqui em plena liberdade sem lápis azuis e sem censuras. Ele foi um dos grandes responsáveis para nos podermos exprimir livremente. Ele fez parte do grupo dos grandes responsáveis para que a PIDE nunca mais torturasse inocentes e lutadores da liberdade.

Mas Soares foi, também, o grande responsável por Portugal fazer hoje parte da União Europeia. Foi ele que iniciou formalmente o processo de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia. Foi ele que concluiu esse processo e foi ele que, juntamente com Rui Manchete, assinaram o tratado de entrada na CEE. Mas foi mais... (pegando nas palavras de Jean-Claude Juncker): “contribuiu para tornar irreversível um processo de democratização que alastraria pelo Sul da Europa e que colocou Portugal, mas também Espanha e Grécia, no caminho da adesão ao projecto europeu, âncora desses valores democráticos”.

Foi Soares também “orgulhosamente europeu”. Foi Soares que lutou pela união da Europa para que pudéssemos viver num país mais desenvolvido com mais estradas, mais hospitais, mais escolas. Hoje recebemos da UE 11 milhões de euros por dia para nos desenvolvermos ainda mais. Ajuda-nos. Dá-nos paz e democracia. Não esqueçam isso. E não esqueçam que foi Soares quem nos proporcionou isso.
Como europeísta convicto e cidadão de um país democrático e livre só tenho que dizer ‘Obrigado, Mário Soares’.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

25 Setembro 2018

Traição, dizem eles!

25 Setembro 2018

As receitas do IVA

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.