Correio do Minho

Braga,

- +

O XXIV Jamboree Mundial

Adoro!

O XXIV Jamboree Mundial

Escreve quem sabe

2019-03-22 às 06h00

Carlos Alberto Pereira Carlos Alberto Pereira

Opróximo Acampamento Mundial do Escutismo realiza-se nos Estados Unidos da América, no estado da Virgínia. Esta decisão foi tomada pela Conferência Mundial do Escutismo realizada em 2011. As três organizações nacionais responsáveis pela da coorganização são: Escuteiros do México, Escuteiros do Canadá e “Boy Scouts” da América (USA) que para o efeito tiveram que criar uma entidade jurídica distinta a “NewWorld19, LLC” que funciona separadamente dos coorganizadores do evento.
A finalidade estabelecida para este Jamboree: a interação social e a abertura entre os escuteiros de diferentes culturas são uma caraterística da experiência de um Jamboree, numa atmosfera calorosa de respeito e de compreensão mútuos. O Jamboree Escutista Mundial é, antes de tudo, um evento educativo que reúne os jovens (dos 14 aos 17 anos) do mundo inteiro para promover a paz, a compreensão mútua e desenvolver a liderança e as competências de vida. O Jamboree Escutista Mundial engloba uma grande variedade de atividades de aventura ao ar livre e de exposições, num ambiente de acampamento.
Sendo Jamboree Mundial o maior evento educativo, ao ar livre, realizado pelo Escutismo, de 4 em 4 anos, prevê-se que neste participem 50 mil escuteiros e uma equipa com mais de 9 mil voluntários, que oferecerá aos jovens escuteiros uma experiência capaz de marcar as suas vidas.
Esta expressão “Jamboree” é uma expressão escolhida por Baden-Powell para marcar as grandes atividades de escuteiros. Ela substituiu as designações de três atividades emblemáticas realizadas pelo fundador: os rallys” de Crystal Palace (1909) e de Windsor (1911) e a Exposição de Birmingham (1913). O fundador nunca explicou a sua origem ou o seu significado, mas o seu biografo Robert Bastin, em Baden-Powell Cidadão do Mundo, 2ª edição, CNE, Lisboa, 1980, na página 245 escreve: «Jambori, palavra como diz Baden-Powell, em que se encontra “jam” a compota, essa mistura de açúcar e frutos que fazem uma massa compacta e apetitosa. Jambori: deliciosa compota de rapazes [jovens] de todas as raças, de todos os temperamentos, de todas as religiões, que esquecem por alguns dias os seus antagonismos para serem apenas escutas dirigidos pela mesma lei, pelas mesmas práticas, pelos mesmos símbolos!»
Na língua portuguesa há pelo menos três formas de escrever este vocábulo:
• “jamboree” - grafia mais usual e consagrada quer no Brasil quer em Portugal,
• “Jambori” - utilizada pelo Dr. José Francisco dos Santos, na tradução do livro do fundador: Escutismo para Rapazes”, cfr. página 292, da 1ª edição (1954), posteriormente, o CNE alterou a tradução para “Jamboree”, cfr. página 322, da edição de 2007.
Esta grafia também é utilizada por Ferreira da Silva, no prefácio e na tradução do livro de Bastin, Robert, Baden-Powell Cidadão do Mundo, 2ª edição, de 1980.
• “Jamboré” – Usada no Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado, 3ª edição, de 1977, página 339: «Do anglo-americano “jamboree”, de origem controversa, ou de idioma dos peles-vermelhas “Shoshonelor snake”, onde yam-bau traduz as ideias de “menino, criança” (em Nouvelles Littéraires, Nº 1045, de 11-X-1947 [que numa nota de rodapé diz: «onde se acrescenta: “Lord Baden Powell, que deve aos Peles-Vermelhas uma boa parte dos métodos sobre os quais fundou o escutismo, pensou, sem dúvida, que nenhum termo convinha melhor às “reuniões de crianças” que sonhava organizar e foi assim que acrescentando “ree” a “Yam-bau”, obteve foneticamente “Jamboree”. A explicação que reproduzo do periódico fr. deve-se, com) forme nele se declara, ao dr. Louis Vaille.»] ou de qualquer língua da Índia, por intervenção de Keepling. Cerca de 1931.»
Seja qual for a origem da expressão, a verdade é que ela tem, nos nossos dias, uma dimensão universal, por um lado, porque só cinco países no mundo não têm escutismo, por outro todos aqueles que passaram por este movimento, a partir de 1920 se familiarizaram com a Expressão “Jamboree” para designar essa grande reunião «embaixadores da amizade» forma como Baden-Powell designa os escuteiros.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.