Correio do Minho

Braga, sábado

O XXII Acampamento Nacional da CNE

Noam Chomsky, um pensador crítico do mundo actual

Escreve quem sabe

2012-06-29 às 06h00

Carlos Alberto Pereira

De 4 a 10 de agosto, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova vai receber o XXII Acampamento Nacional do Escutismo Católico Português que marcará o início das comemorações do 90º aniversário do Corpo Nacional de Escutas.

Este concelho verá a sua população (9.597 - censo de 2011) aumentar 177% quando os 17.000 escuteiros montarem Campo. É um desafio que só a forte ligação da autarquia e das populações com o movimento escutista permite que esta explosão demográfica não traga o caos a um pacato concelho com uma qualidade de vida invejável. Este jovens descobrirão a riqueza patrimonial e ambiental destas terras, bem como as suas riquezas culturais e etnográficas.

O tema geral do acampamento: Escuteirar, Educar para a Vida, visa verificar a excelência dos processos educativos e a capacidade de mobilizar esforços conducentes à integração de jovens de todas as condições, origens e raças por forma a que se sintam entre irmãos e desenvolvam um verdadeiro espírito de cidadania procurando Construir um Mundo Melhor.

Cada uma das quatro secções procurou desenvolver esta temática geral de acordo com as caraterística das crianças e jovens que as integram:
• No campo da ‘Arca de Noé’ os 2.363 Lobitos, apoiados por 430 animadores adultos, darão asas à sua apetência para querer saber tudo, com a curiosidades que carateriza as crianças. Por isso, o tema específico para a Alcateia ‘Conhecer +’ permitir-lhes-á conhecer mais amigos, mais o mundo onde vivem e mais Deus que é amigo, desenvolvendo, desta forma, as dimensões humana, social e espiritual do cidadão em formação;
• No ‘Acampamento de Israel’ os 5.193 Exploradores e Moços, apoiados por 569 animadores adultos, procurarão seguir o tri-lho do povo de Deus na sua saída do Egito em busca da Terra Prometida, Neste percurso eles vão ‘Descobrir +’, vencendo as dificuldades do caminho, consolidando a entreajuda e a partilha e apreciando a fé que os transporta para o reino da Felicidade em Deus;
• No campo ‘Mare Nostrum’ os 4.994 Pioneiros e Marinheiros, apoiados por 563 animadores adultos, assumirão o desígnio de ‘Construir +’ comunidades cristãs com a simplicidade e a humildade dos primeiros cristãos, mas com a consciência do cidadão do século XXI solidariamente ativo e agindo à Luz do Evangelho, é o assumir do desígnio ser construtor de Paz;
• No campo ‘EncruzYlhadas’ os 1.781 Caminheiros e Companheiros, acompanhados por 240 animadores adultos, desenvolvem as suas capacidades de escolha. O ‘Y’ em representação da vara bifurcada oferece sempre duas escolhas, ao ‘Viver +’ o jovem escolhe uma delas, em liberdade e em responsabilidade, sem nunca esquecer a sua divisa de Servir, para consolidar o cidadão do mundo e o semeador de Esperança que pretende ser à imagem do Homem Novo que incessantemente procura.
• No ‘Campo dos Oásis’ todos, desde os Lobitos aos Caminheiros, poderão, individualmente ou em equipa, escuteirar ‘Muito +’ e com a tribo de Amazighen viver aventuras escutistas inesquecíveis, na água e no ar, de habilidade manual ou radicais.

A estes jovens juntar-se-ão ainda escuteiros dos Agrupamento do CNE de Macau e de Genebra (Suiça) e outros vindos de sete associações escutistas de França, da Suécia, de Espanha, do Reino Unido, do Luxemburgo e da Guiné.
Sendo certo que as inscrições só terminarão às 24 horas de hoje, é já possível contabilizar 14.395 crianças e jovens e 2.522 adultos voluntários que garantirão toda a ação pedagógica e todos os serviços necessários para que esta pequena cidade educativa de lona com 16.917 ‘habitantes’ funcione em pleno.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.