Correio do Minho

Braga,

- +

O Verão e os resíduos - II

Recordando o 75.º Aniversário do Escutismo nos Açores

O Verão e os resíduos - II

Ideias

2024-07-24 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

AAbordei na crónica anterior os constrangimentos causados pelo aumento da população residente, como sabemos, no verão, temos o enorme aumento dos turistas e dos nossos queridos, sempre bem-vindos, emigrantes.
Este aumento faz sentir em todos os seis municípios da área geográfica da Braval, veja-se o caso de Terras de Bouro que, com pouco mais de 8 mil habitantes, no Verão é provável que triplique a população!
Isto tem consequências inevitáveis a nível de produção de resíduos e logo constrangimentos ao normal funcionamento da recolha, não só devido às quantidades, mas, em alguns casos, à circulação dos nossos camiões, no Gerês, poe exemplo, devido ao mau estacionamento de viaturas que encurtam as faixas de rodagem.
Por tudo isto, apelo a que haja alguma compreensão e contribuição da população para a minimização dos constrangimentos, não estacionando em frente a ecopontos (isto vai impedir a sua recolha), mas também, outro grave constrangimento, não colocando resíduos fora do ecoponto, respeitando o material de cada contentor, não colocando junto aos ecopontos mobílias, resíduos de obras ou outros resíduos não recicláveis!
Se o ecoponto está cheio não coloque fora, é proibido pelos regulamentos municipais de resíduos, tente ir a outro ecoponto próximo e, se nos quiser ajudar, ligue 800220639 (N.º Verde Grátis) e aguarde a sua recolha.
Também os convívios, os piqueniques, as frequências de praias fluviais, isto origina grandes quantidades de resíduos nesses espaços de lazer, espaços esses que estão equipados com ecopontos e caixotes de resíduos indiferenciados.
Temos, na nossa região, 4 praias fluviais com Bandeira Azul (Adaúfe, Ponte do Bico, Merelim S. Paio e Faial) e 3 praias fluviais Qualidade de Ouro (Verim, Ermal e Alqueirão), para obter essa certificação que muito agrada e dá confiança aos banhistas, são feitos vários esforços, nomeadamente ações de sensibilização ambiental, disponibilização de ecopontos. Para garantir essa qualidade os banhistas têm de colaborar não deixando lixo espalhado e separando os resíduos para reciclagem.
O que assistimos, muitas vezes, é a comportamentos completamente inadequados, que não dignificam a nossa região! Resíduos que são abandonados no chão ou nas mesas, restos de comida dos ecopontos, não separação de embalagens, com um ecoponto disponível ao lado!...
Apelo também à co-responsabilização, cada um deve zelar pelo cumprimento das regras por parte dos outros, caso detete algum crime ambiental, poderá denunciar através do SEPNA da GNR ou ao serviço de fiscalização do respetivo município.
Só juntos poderemos contribuir para uma melhoria ambiental e para um aumento da consciência da importância de cada pessoa para o melhor funcionamento do serviço de recolha.
Ajude-nos ajudando-se!!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho