Correio do Minho

Braga, quarta-feira

O sonho de Anita

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Conta o Leitor

2011-08-29 às 06h00

Escritor

Ana Isabel Oliveira

Era uma vez uma criança que lhe foi dada a graça de Anita! Anita, viveu e cresceu no seio de uma Família humilde em que o Amor sempre fora o pilar fundamental da sua educação.
Educada, tímida, perspicaz, humilde, inteligente, eram algumas das características presentes e muito bem definidas neste Ser Humano. O perfeccionismo e o sentido de responsabilidade eram sem dúvida, os pontos fortes que definiam fielmente, a personalidade desta Menina. Anita sempre foi muito sonhadora e desde muito pequena, partilhava um sonho que todo o Ser Humano ambiciona mas, que é deveras difícil de alcançar na sua plenitude, o sonho de Ser Feliz!

Anita sempre fora uma criança com feições de ‘boneca’ mas com um pensamento muito elaborado, muito adulto! Muitas vezes sentia-se incompreendida pelas Pessoas que a rodeavam e, prova disso é que todos os seus Amigos eram mais velhos! Dizia muitas vezes que se sentia um ET, que não se identificava com o Mundo em que vivia, com o materialismo e egocentrismo do Ser Humano! Gostava da partilha e dava importância a pequenos pormenores. Pormenores esses que lhe despertavam o sorriso e emoções… Eram estas emoções que lhe davam vida, que a faziam sonhar enquanto criança! O perdão sempre estivera presente neste Ser Humano, afirmando convictamente que era uma característica presente nos ‘Fortes’! A verdade é mesmo esta, perdoar é difícil! Só mesmo quem se sente forte interiormente, é que consegue fazê-lo sem mágoa e ressentimentos…

Os anos foram passando e agora, Anita é uma Mulher com um ar doce e puro, mas ainda com cara de ‘menina’. Ao longo da sua caminhada pela vida passou por momentos menos bons, como qualquer Ser Humano passa. Estes trouxeram-lhe o sofrimento, a dor mas, simultaneamente, a força! Sim, a força! Olhando para trás, só com as passagens por estes momentos é que se apercebeu o quão era forte e, que todo o Ser Humano é mais forte do que aquilo que pensa realmente ser! Tornou-se numa Mulher convicta, determinada, sonhadora e consciente dos seus erros. Assim, ganhou toda a força para mudar quando estava mal e fazer sempre o melhor. Por vezes, surgiam-lhe situações difíceis que momentaneamente, não tinham qualquer tipo de solução.

A vitalidade que lhe transbordava pelos poros vinha sempre ao de cima, conseguindo desarmar-se do impossível! Largava tudo, divertia-se, ria-se não apenas com os lábios mas também com a alma e depois, agarrava intensamente o problema, passando a vê-lo de outro modo… Dizia ser mais fácil e, prova disso, é que sempre conseguiu tudo o que realmente ambicionava dando valor àquilo que é realmente importante, isto é, “importante é aquilo a que nós damos importância”, verbalizava muitas vezes Anita.

Anita sempre lutou pelos seus sonhos, tendo atitude positiva e acção sobre os mesmos pois como sempre disse, os sonhos sem atitude eram pura e simplesmente uma mentira!
Esta criança adulta sabe o que quer, é decidida e só assim consegue fazer do seu grande sonho de criança, uma constante de vida: Ser Feliz! Vive intensamente cada dia que passa, deixa entrar na sua vida quem lhe vier acrescentar felicidade, tira o que de melhor ficou de cada momento, valoriza aqueles que realmente a amam, por aquilo que é, aceitando-a como é!

Tornou-se uma Pessoa forte interiormente e aprendeu que só conseguirá tudo aquilo que anseia se estiver bem consigo própria e com o Mundo, acreditando que pode sempre transformar o impossível em possível, basta querer e acreditar convictamente que é possível, desde que se estabeleçam objectivos concretos possíveis de alcançar…
Vivam, sorriam, sejam felizes…Façam como Anita! Amanhã podemos não estar cá!

Deixa o teu comentário

Últimas Conta o Leitor

31 Agosto 2018

Ingratidão

30 Agosto 2018

Humanum Amare Est

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.