Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

O sistema de indemnização aos investidoresS

A necessidade de reviver as memórias da Guerra Colonial Portuguesa

Escreve quem sabe

2014-11-15 às 06h00

Fernando Viana Fernando Viana

O Sistema de Indemnização ao Investidor (SII) é uma entidade que funciona junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), e que se destina a proteger os investidores, caso uma entidade participante não tenha capacidade financeira para reembolsar ou restituir o dinheiro ou os instrumentos financeiros que pertençam aos clientes.
O SII garante a cobertura dos montantes devidos aos investidores, por um banco ou uma sociedade corretora, por exemplo, que seja participante no SII e que não tenha capacidade financeira para restituir ou reembolsar os instrumentos financeiros (ações, obrigações, unidades de participação em fundos de investimento) depositados pelos clientes ou geridos por conta destes e ainda o dinheiro depositado pelos clientes, junto dessa entidade e destinado a ser investido nos referidos instrumentos financeiros.
O principal objetivo do SII é proteger os pequenos investidores, pelo que estão excluídos os designados “investidores institucionais (tais como os bancos, as sociedade financeiras, empresas de seguros, sociedades gestoras de fundos de pensões, etc).
Convém esclarecer que para os pequenos investidores poderem recorrer ao SII é necessário um conjunto de condições cumulativas:
• O banco, a sociedade corretora, a sociedade gestora de fundos de investimento em incumprimento tem de ser uma entidade participante do SII;
• O investimento em causa ser enquadrado no âmbito das coberturas do SII e;
• O crédito do investidor ser elegível para efetos da cobertura, isto é, respeitar as operações as operações sobre instrumentos financeiros cobertos ou a dinheiro entregue à entidade em incumprimento que tenha sido expressamente destinado ao investimento em instrumentos financeiros cobertos.
O limite máximo de indemnização é de € 25.000 por investidor, sendo este limite estabelecido por pessoa e não por conta.
Caso pretenda obter mais informação sobre este assunto, não deixe de contactar o CIAB, em Braga: na R. D. Afonso Henriques, n.º 1 (Ed. da Junta de Freguesia da Sé) 4700-030 BRAGA * telefone: 253617604 * fax: 253617605 * correio eletrónico: geral@ciab.pt ; em Viana do Castelo: Av. Rocha Páris, n.º 103 (Villa Rosa) 4900-394 VIANA DO CASTELO * telefone 258 806 269 * fax 258806267 * correio eletrónico: ciab.viana@cm-viana-castelo.pt ou diretamente numa das Câmaras Municipais da sua área de abrangência.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho