Bibliotecas comunitárias
Voz à Saúde
2021-04-06 às 06h00
Zona ou Herpes-Zóster é uma doença infeciosa que resulta da reativação do vírus da varicela. Após a infeção inicial o vírus fica adormecido em células nervosas, sendo que, pode nunca voltar a manifestar-se ou pode ser reativado anos mais tarde. Esta reativação surge sobretudo nos idosos ou pessoas em que o sistema imunitário esteja mais debilitado como nos recetores de transplante, doentes oncológicos a realizar quimioterapia ou radioterapia ou infeção por VIH.
Quem pode desenvolver Zona?
Qualquer pessoa que tenha tido previamente a varicela pode vir a desenvolver a doença. Apesar de poder ocorrer em qualquer idade é mais frequente nos adultos com mais de 50 anos.
Quais os sintomas?
A Zona manifesta-se através de uma erupção cutânea eritematosa (mancha avermelhada) que está habitualmente delimitada a uma zona específica do corpo correspondente ao território de inervação do nervo afetado (dermátomo). Depois surgem pequenas bolhas com líquido transparente (vesículas) que se vão transformando em crostas que cicatrizam ao fim de 7 a 10 dias. Nos dias anteriores ao aparecimento das lesões pode haver dor, sensação de calor, ardência e formigueiro no local da pele, assim como, febre, dor de cabeça ou desconforto abdominal associados. A região mais comumente afetada é o tronco, mas o rosto e olhos também podem estar envolvidos.
A Zona pode ter complicações?
A complicação mais frequente é a persistência de dor no local mesmo após a resolução das lesões, que se prolonga durante meses ou anos, designando-se por nevralgia pós-herpética. Pode ocorrer a infeção bacteriana das lesões, tornando-se o líquido das vesículas amarelo. Quando atinge os olhos (zona oftálmica) pode levar a alterações da visão e perda da mesma, pelo que nestas situações é necessária a observação por oftalmologia para deteção e prevenção de sequelas.
São precisos exames para o diagnóstico?
Não, o diagnóstico da Zona é clínico, ou seja, baseia-se na observação das lesões e história clínica.
Qual o tratamento?
A Zona resolve espontaneamente ao fim de duas a quatro semanas, no entanto, a administração de antivíricos, sobretudo nas primeiras 72h após o início das lesões encurta a duração da doença e diminui a gravidade e o risco de complicações. É geralmente necessário o recurso a analgesia para alívio da dor.
É possível prevenir a infeção?
Existe uma vacina contra o herpes-zóster que diminuiu a probabilidade de desenvolver a doença e as complicações graves da mesma, estando aprovada para pessoas com mais de 50 anos de idade.
Lembre-se, cuida de Si! Cuide da Sua Saúde!
30 Março 2021
23 Março 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário