Os nomes que me chamaram
Voz às Escolas
2015-06-15 às 06h00
A escola sede do Agrupamento André Soares festejou o seu primeiro aniversário! Um ano que voou! Quarenta anos de uma antiga escola ficaram na memória grata de tantos que nela viveram uma parte importante do seu crescimento! Quarenta anos de uma antiga escola renovam-se agora num novo edifício, completamente diferente, com uma estrutura moderna, adaptada à faixa etária dos seus alunos!
A treze de junho de 2014, numa grande festa, inaugurou-se este novo edifício! As expectativas de uma nova forma de viver a escola aumentavam dia a dia! Tantos anos de constrangimentos seriam agora compensados pelas novas e boas condições!
E assim foi! Todo o Agrupamento beneficiou com esta nova sede! A articulação entre todos os estabelecimentos do agrupamento melhorou significativamente! Foi mais facilmente desenvolvido o conjunto das atividades do plano anual. E, apesar de todas as dificuldades, já ultrapassadas, no início deste ano letivo, os objetivos foram atingidos!
Os grandes projetos foram um sucesso! O projeto de educação para a saúde, os projetos de leitura que envolveram as bibliotecas do agrupamento, o projeto de desporto escolar, com tantas medalhas honrosas ganhas pelos atletas de todas as idades, o programa de orientação vocacional que orienta os finalistas para a tomada de decisões mais consciente, os inúmeros projetos, visitas de estudo, eventos, planos que apoiam a concretização do currículo, desde a educação pré-escolar ao nono ano, enchem de orgulho todos os que se empenharam na sua organização e realização, professores, assistentes operacionais, alunos, encarregados de educação!
Ano a ano crescemos, procurando melhorar as nossas práticas educativas, as aprendizagens, os resultados, a boa formação dos alunos e a construção de pessoas que saibam procurar a felicidade!
Aguarda-se apenas, com muita ansiedade por toda a comunidade, a requalificação da escola do primeiro ciclo e jardim-de-infância de S. Lázaro, acreditando que brevemente teremos mais uma escola do agrupamento com todas as condições para um pleno funcionamento. Nesta escola funcionam treze turmas do primeiro ciclo e três grupos do ensino pré-escolar! Um número mais do que suficiente de alunos para justificar uma intervenção urgente numas instalações pouco dignas!
Sabemos que a escola, as suas práticas, o seu funcionamento, o seu desempenho, depende das pessoas que nela trabalham e se esforçam todos os dias até ao limite! Sabemos que querer é o fundamental para fazer! Mas sabemos também que, sem condições físicas adequadas, sem segurança, sem um mínimo de conforto, o trabalho que nas escolas se desenvolve todos os dias é extremamente dificultado! Vamos ter esperança de que muito brevemente esta escola será diferente!
Sendo o último artigo da rubrica “A voz às escolas” do ano letivo quase a findar, queremos apenas deixar um registo de agradecimento a toda a comunidade escolar que tornou possível vivermos mais um ano de concretização dos planos, tão empenhadamente e tão afetivamente pensados!
Desejamos bons resultados para todos os nossos alunos e umas merecidas férias, felizes e reconfortantes!
12 Junho 2025
09 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário