Correio do Minho

Braga, terça-feira

O Planetário - Casa da Ciência de Braga

Tancos: falta saber quase tudo

Voz às Escolas

2016-11-03 às 06h00

José Augusto

As escolas da região do Minho passaram a dispor de mais um importante recurso educativo. Por iniciativa da ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho, foi construído o Planetário - Casa da Ciência de Braga. Instalado na sede daquela associação, em Gualtar, muito perto do campus da Universidade do Minho, o projeto proporciona um conjunto de informações, desafios e oportunidades de aprendizagem a todos os visitantes. Embora predominantemente dotado de atividades para as crianças e jovens, todos os interessados pelos temas de Ciência em geral e da Astronomia em particular podem encontrar na Casa da Ciência de Braga oportunidades de aprofundamento dos seus conhecimentos e motivos para se deixarem fascinar pelos mistérios do Universo.
A experiência no Planetário da Casa da Ciência de Braga é ímpar. Num espaço com 30 lugares, uma abóbada esférica de seis metros de diâmetro serve de fundo para a projeção dinâmica de imagens digitais do céu noturno, de simulações de fenómenos celestes ou de imagens do céu profundo obtidas pelos grandes telescópios terrestres ou espaciais, entre muitos outros conteúdos. A experiência imersiva no Planetário dará às gerações mais novas e mais urbanas uma ideia realista do que é, e do que era, a observação do céu noturno em ambientes menos sujeitos à 'poluição luminosa' dos nossos tempos. Para as gerações mais velhas, e mais rurais, será um regresso às memórias dos céus límpidos repletos de estrelas.
Os espaços expositivos oferecem aos visitantes informação e imagens para compreender os princípios básicos desta antiquíssima disciplina científica. Os mais informados podem ainda aprofundar os seus conhecimentos ou participar em trabalhos e projetos científicos com recurso ao telescópio robotizado instalado no mesmo local e dotado de recursos e tecnologias capazes de devolver imagens de elevada precisão e exemplares extraordinários de astro-fotografia.

lll
A experiência imersiva no Planetário dará às gerações mais novas e mais urbanas uma ideia realista do que é, e do que era, a observação do céu noturno em ambientes menos sujeitos à 'poluição luminosa' dos nossos tempos.

Por um extenso leque de motivos, aqui apenas brevemente enunciado, o Planetário - Casa Ciência de Braga constitui um excelente novo recurso educativo para as escolas da região. Configurado para acolher em simultâneo grupos de dimensão relevante (até duas turmas), o espaço merece ser integrado nos planos de atividades das escolas e dos municípios que queiram proporcionar experiências inovadoras de aprendizagem às suas crianças e jovens. Porém, não deixará de ser um recurso para momentos especiais de visitas de famílias ou até de grupos de idosos.
Importa salientar que a ORION é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2005, e tem dedicado todo o tempo da sua existência à divulgação científica em geral, com especial enfoque na divulgação da Astronomia, levando-a ao encontro das pessoas: às escolas, às praças, às praias, aos jardins, aos miradouros, por exemplo, no âmbito da iniciativa Astronomia no Verão. As iniciativas desta associação têm sido predominantemente sustentadas por trabalho voluntário dos seus sócios e amigos. Este novo investimento, de reconhecido interesse comum, e a disponibilidade permanente dos seus recursos para a comunidade serão sustentados por recursos humanos qualificados, como apoio de contratos-programa e de protocolos com entidades locais e nacionais, como a Câmara Municipal de Braga ou a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva.
Finalmente, deve destacar-se um aspeto nada irrelevante. Este investimento foi, em grande parte, realizado por via do apoio ao projeto dado pelos cidadãos de Braga no âmbito do Orçamento Participativo municipal. Também isto lhe dá um valor e uma responsabilidade de cidadania que, certamente, não deixará de retribuir com um inestimável contributo para a educação e formação das crianças e jovens do concelho, do distrito e da região.
Desfrute e apoie este projeto, leve os seus alunos, leve os seus filhos, leve os seus amigos. Visite o Planetário - Casa da Ciência de Braga.



P.S.: Em jeito de declaração de interesses, o autor deve informar que é membro e sócio fundador da ORION, tendo ainda a honra de presidir à Mesa da Assembleia Geral da Associação.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

15 Outubro 2018

Greve

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.