Correio do Minho

Braga, segunda-feira

O Percurso Pessoal de Formação Contínua no CNE (II)1

A pretexto de coisa alguma

Escreve quem sabe

2016-11-25 às 06h00

Carlos Alberto Pereira

No anterior artigo identificamos o Percurso Pessoal de Formação Contínua (PPFC) que tem como destinatários os dirigentes do CNE (que concluíram a primeira fase: o Percurso Inicial da Formação -) e visa o enriquecimento da sua formação no percurso de serviço que tenha escolhido:
i) o Percurso Formativo de Aprofundamento Pedagógico - de Educador, em qualquer uma das 4 Secções;
ii) o Percurso Formativo de Especialização Associativa - como Formador ou como Gestor.
Na publicação: “Sistema de Formação de Adultos no Escutismo”, que serve de documento enquadrador da formação de dirigentes do Corpo Nacional de Escutas, define que o Percurso Pessoal de Formação Contínua está baseado em quatro pressupostos:

A. Pluralidade de competências e experiências por parte dos formandos
Toda a formação atual admite que os percursos excessivamente padronizados e uniformizados correm o risco de falhar, na medida em que não reconhecem que os formandos podem já ter obtido determinados conhecimentos e competências ou que a experiência de ação enquanto dirigente pode dotá-los de competência adquirida, não carecendo de formação.

B. Motivações diferenciadas por parte dos formandos
Sabemos hoje que nem todos os formandos partem para a formação pelos mesmos motivos e que uma resposta positiva às necessidades de formação pode ser uma garantia do sucesso do processo formativo. Desde o aprofundamento de conceitos teóricos subjacentes à prática escutista até à procura de ferramentas técni- co-pedagógicas mais adequadas para o exercício das suas funções de dirigentes, várias podem ser as motivações de um formando. Importa, assim, procurar desenhar um modelo de formação que não as ignore.

C. Necessidade de oferecer percursos de formação diferenciados e que não sejam comprometidos por uma excessiva rigidez no percurso
A disponibilidade para cumprir percursos excessivamente estruturados, aliada à fraca resposta que determinados percursos podem oferecer, contribui para algum afastamento da formação. Importa formar dirigentes e não garantir a sua presença física, mas nem sempre completa, nos momentos de formação. A desagregação de momentos formativos, com consequente potenciação da capacidade de adaptação às necessidades dos dirigentes, poderá fomentar a participação na formação.

D. Necessidade de garantir uma mais efetiva alteração nas práticas como resultado da formação
É na satisfação de necessidades formativas que se consegue impactar, de forma mais efetiva, nas práticas. Sabemos que nem sempre o investimento em formação tem sido compensado por uma alteração das práticas nas comunidades escutistas locais. A diversificação de oferta, orientada para uma atenção às necessidades dos dirigentes, é um instrumento e um caminho para uma alteração de práticas.
Propõe-se um modelo de formação contínua centrado no formando, que privilegia percursos e não cursos e que, à semelhança do Programa Educativo, procura dar uma resposta formativa que parta de um (auto) diagnóstico das capacidades do formando, a partir do qual pode organizar o(s) seu(s) percurso(s) de formação, para colmatar as necessidades de formação identificadas.
A soma de créditos em determinadas áreas poderá conferir ao formando o acesso a determinados Percursos Formativos, que, seguidos de estágio, serão reconhecidos como cursos especializados.2

1Em próximos artigos continuaremos a desenvolver esta temática sobre o sistema de formação de dirigentes do CNE.
2Secretaria Nacional Pedagógica, Sistema de Formação de Adultos no Escutismo, CNE, Lisboa, 2013, pp 16 e 17.

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