Correio do Minho

Braga, sábado

O orgulho de pertencer à União Europeia

Consumidores mais habilitados a comparar comissões bancárias a partir de 1 de outubro

Ideias

2016-12-19 às 06h00

Paulo Monteiro

No dia em que Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, visita o Minho, o jornal espanhol ‘ABC’ dedica toda a sua primeira página a uma sondagem efectuada sobre a União Europeia a propósito dos 30 anos de adesão. E uma sondagem de certa forma surpreendente: 76% dos espanhóis sentem-se orgulhosos de ser cidadãos da União Europeia.

Mais:70,3% entendem que pertencer à União Europeia é benéfico para a Espanha pese o facto dos fundos recebidos terem diminuído. E ainda: 63,6% são da opinião de que as principais ameaças para o projecto comum europeu são o populismo e a xenofobia. Por último, e também surpreendente: para 57,3% na situação actual acha que os países europeus deviam “unir esforços sacrificando os interesses nacionais”.

Não há dúvida de que o sentimento europeu goza de boa saúde em Espanha, pese a onda antieuropeísta que percorre grande parte do continente com mensagens populistas que tentam ‘matar’ o projecto da União Europeia. Mas os espanhóis deram agora uma grande resposta à união da Europa e que a querem ainda mais. Os números são claros e, de facto, surpreendentes já que 2016 não foi nada fácil para ‘nuestros hermanos’ com o aumento dos populismos. Agora, esta sondagem mostra que três em quatro espanhóis sentem-se “orgulhosos de pertencer à União Europeia”.

Talvez tenha chegado o momento de todos os outros europeus seguirem o mesmo caminho e dizerem basta a extremismos e xenofobia. Chegou a hora da união e do reforço do peso da União Europeia no Mundo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.