Correio do Minho

Braga, segunda-feira

O Natal e os resíduos

Sinais de pontuação

Ideias

2010-12-22 às 06h00

Pedro Machado

No período festivo que atravessamos, assistimos a um consumo exponencial, o que se vai traduzir em toneladas e toneladas de resíduos, produzidos em poucos dias.
É minha intenção apelar ao civismo dos cidadãos, para que este se manifeste durante a época de festas.

Durante semanas a fio assistimos a um frenesim de compras, embrulhos, sacos, que se vão guardando até à noite de Natal para, em poucos minutos ou em poucas horas, serem desembrulhados, papéis rasgados, caixas de cartão abertas, garrafas vazias, entre outras embalagens o que, no final da noite vai resultar numa grande quantidade de resíduos. Mas estes são resíduos recicláveis que poderão e deverão ser colocadas no eco-ponto.

Aquando da separação, verifique se não há embalagens que poderá guardar para reutilizar no futuro. Lembre-se de guardar os papéis e fitas de embrulho, caixas de cartão poderão ser utilizadas para guardar objectos de forma mais organizada, frascos poderão ser aproveitados para guardar algumas sobras das iguarias natalícias. A reutilização destes materiais irá provocar uma diminuição das quantidades de resíduos colocadas na rua durante a época festiva.
No entanto, para além de muitas vezes estes resíduos não serem colocados no ecoponto, são abandonados na rua logo no dia 25 de Dezembro.

Ora, se guardamos tanto tempo, os presentes à espera da noite de Natal, porque não guardar os embrulhos mais algum tempo, levá-los ao ecoponto e, caso este já se encontre cheio, aguardar mais um pouco até que a recolha seja efectuada. Lembre-se que é Natal para toda a gente, e que mesmo estes serviços, que tentamos manter nesses dias, estão diminuídos.

A Braval irá fazer um esforço para minimizar os problemas do aumento exponencial de resíduos, próprio desta época, fazendo a recolha de todos os ecopontos nas zonas mais populosas, nos dias 23 e 24 para que os ecopontos estejam livres para receber resíduos nos dias seguintes ao Natal.
Esta recolha extraordinária será repetida, durante as festas de Ano Novo.

No entanto, poderá receber mais uma prenda em troca das embalagens e papéis de embrulho. Se levar à Braval os seus resíduos, receberá um kit ecoponto. Poderá entregar os seus resíduos, de 27 de Dezembro a 8 de Janeiro, a qualquer hora, excepto Domingos e Feriados. A oferta é limitada a um kit por pessoa.

Ao guardar os seus resíduos e levá-los à Braval, para além de serem encaminhados para reciclagem, irá diminuir as quantidades de resíduos colocados na rua durante a época festiva.
No ano passado, entre os dias 23 de Dezembro a 2 de Janeiro, recolheram-se 467 toneladas de materiais recicláveis. Espero que este ano se bata este recorde, mas sempre respeitando a correcta utilização dos ecopontos.

As ruas da cidade também são a sua casa, procure mantê-las limpas nesta época natalícia, oferecendo, assim, um presente ao Ambiente. E lembre-se de repetir estes gestos nas festas de Fim de Ano.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.