Correio do Minho

Braga, quinta-feira

O Mérito no Agrupamento

O Natal e a Luz da Paz de Belém

Voz às Escolas

2018-11-26 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Nos passados dias 9 e 23 de novembro, teve lugar no auditório da ESCA mais uma entrega de Certificados de Mérito Académico, Humano, Desportivo e Artístico dos alunos do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, ensinos básico e secundário, cerimónias, como sempre, carregados de emotividade e sentido de pertença.
Foi com enorme satisfação e alegria que recebemos os nossos melhores e respetivas famílias para um momento que é de enaltecimento, não só daqueles que recebem os seus certificados, como também dos seus professores, encarregados de educação e pessoal não docente, todos tendo dado os seus contributos para os resultados de excelência apresentados.
Um dos momentos mais marcantes da cerimónia do dia 9 de novembro (alunos do ensino secundário) no decurso da qual entregamos também os diplomas de conclusão do ensino secundário, foi, sem dúvida, o discurso da Francisca, representante da Associação de Estudantes da ESCA, da autoria de Luís Fernandes (12ºano) e que com os meus agradecimentos, passo a transcrever:
“Estamos hoje perante os trabalhadores do futuro, os futuros economistas que dominarão a economia, futuros cientistas que ultrapassarão os limites do conhecimento, futuros artistas que revolucionarão a arte, a razão, o mundo, os futuros políticos e humanistas que lutarão contra a exploração, que lutarão contra a guerra, a injustiça, a fome – que lutarão por um novo mundo!
São estes alunos que edificarão as novas escolas e os novos programas, que serão os heróis das futuras gerações, os mestres edificadores da nova sociedade global.
A AEESCA orgulha-se destes alunos! Orgulha-se dos alunos que todos os anos modificam o mundo e que desejam fazer mais; os alunos que se esforçam, que trabalham e que levam o seu nome e o nome da sua escola para o futuro; os alunos que decidem ser superiores a eles, ser superiores aos seus limites, que decidem protagonizar feitos esforçados Mais do que prometia a força humana.
É neste sentido que a AE procura ajudar estes alunos, procura incentivá-los a serem maiores, a serem melhores, a serem além de alunos – humanos. A AE protagoniza a construção do espírito crítico e da humildade, além do trabalho, do esforço e da cooperação! Valores presentes em todos os alunos da Escola Secundária Carlos Amarante e na AEESCA.
Toda esta construção só é possível graças ao colossal esforço dos nossos grandes alunos, dos nossos insubstituíveis professores, dos nossos íntimos Encarregados de Educação e da nossa inovadora escola!
É com grande orgulho nestes alunos que me despeço! Construindo um novo futuro, unidos, seremos sempre Carlos Amarante.”
O AECA, desde sempre, procura educar os seus alunos no espírito humanista e de excelência que o Luís bem realça.
Depois, é vê-los partir, por vezes com incontida emoção, para abraçarem os seus futuros.
Quando os nossos “grandes alunos” abraçarem os seus futuros, esperamos que continuem a dizer: “...seremos sempre Carlos Amarante.”
Nesta casa serão sempre bem vindos!
Aos que por cá ficam mais uns tempos, boa sorte e toca a trabalhar!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.