Correio do Minho

Braga, terça-feira

O ‘boom’ dos sites de compra colectiva

Mestres da Ilusão

Correio

2010-11-29 às 06h00

Leitor

Em tempos de crise, uma boa ideia pode fazer a diferença. Enquanto uns se queixam da crise outros tentam tirar o máximo proveito dela e, felizmente, nem sempre para prejuízo dos demais.
Falo-vos de uma nova moda: o ‘e-commerce’, traduzido para português, o comércio electrónico, numa das variantes mais recentes e de êxito na Europa e no Mundo: os sites de compra colectiva. Alguns saberão já a receita, outros ainda desconhecerão este fenómeno que utiliza as redes sociais como principal meio publicitário. De que se trata? De sites que prometem descontos, normalmente acima dos 50%, e até 90% nas lojas de sempre, em actividades de lazer, como hotéis, serviços de beleza, spa’s, espectáculos, restaurantes, etc.

Como? A fórmula é simples. O desconto é obtido após um nú-mero mínimo de compradores terem realizado a compra on-line. A partir daí, e pelo tempo determinado pelo site, todos podem usufruir da oferta. Se não se atinge o número mínimo de compradores (normalmente bai-xo), ninguém usufrui do desconto, mas também ninguém paga nada. É precisamente este número mínimo de compradores que, baseado no conceito eco-nómico das economias de escala, faz com que a compra seja benéfica tanto para comprador (que paga menos) como para vendedor (que vende em grande quantidade) e intermediário (neste caso o site, que ganhará a sua margem).

Ou seja, é um “win/win business”, um negócio em que todos saem a ganhar!
Estes sites estão a proliferar pela Europa, em Espanha são uma autêntica loucura. Agora estão também a chegar a Portugal. Os primeiros sites já estão a vender com descontos incríveis em Lisboa e no Porto, mas pro-metem também chegar a Braga (inclusivamente, os internautas são convidados a sugerir locais onde gostariam de usufruir os seus descontos).

Os usuários já se podem inscrever e ser alertados por e-mail das ofertas, normalmente diá-rias. Os comerciantes também já podem contactar com os sites para publicitar o seu negócio: uma publicidade que lhes dará visibilidade e lhes trará clientes em volume.
Dêem uma vista de olhos pela internet e facilmente encontrarão sites como: Letsbonus.com; Groupon.pt; Goodlife.com que já vendem em Portugal, ou Groupalia.com, que está quase a chegar ao nosso país. Entre muitos outros.
Eis uma boa e inovadora su-gestão para este Natal… para que todos possam disfrutar desta época como sempre, poupando.

Deixa o teu comentário

Últimas Correio

08 Outubro 2017

A Cidade Inteligente

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.