Correio do Minho

Braga, sexta-feira

O idioma que se fala em Portugal é o espanhol

Zorro

Ideias

2018-04-23 às 06h00

Paulo Monteiro

O idioma que se fala em Portugal é o espanhol? Claro que não, mas... 20% dos norte-americanos pensam que a língua oficial em Portugal é o espanhol, segundo uma pesquisa feita pela Jetcost, a 4.180 norte-americanos com mais de 18 anos, com emprego estável e que tivessem viajado, pelo menos uma vez nos últimos dois anos.
É bem conhecido por todos que os norte-amerianos não são propriamente os mais conhecedores em geografia, turismo ou cultura de outros países.
Na pesquisa a todos foi dada uma lista com definições e pediu-se-lhes que dissessem se eram verdadeiras ou falsas... Nos erros mais comuns, por exemplo, 45% acham que África é um país; que o Polo Norte na verdade não existe (39%); França é parte do Reino Unido (21%) ou que Australásia é outra forma de chamar à Austrália (51%).

E, de facto, muitos norte-americanos não têm queda para estas coisas. Exemplo disso mesmo foi o incómodo que causou, na altura, o presidente dos Estados Unidos, George Bush Jr, quando ao receber o presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, lhe perguntou se no Brasil também havia brancos... Enfim! E já não falemos do actual presidente, Donald Trump...
Mas voltemos ao início e ao facto de 20% dos norte-americanos pensarem que a nossa língua oficial é o espanhol. Todos nós já ouvimos falar de outros estudos e pesquisas de onde saem resultados surpreendentes como o de dizerem que Portugal é uma cidade de Espanha, ou que Portugal fica em Espanha ou é uma província espanhola...
Serão exageros? Talvez mas é bom ter um bocadinho mais de cultura. Não custa nada!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.