Correio do Minho

Braga, sábado

O Dia do Agrupamento nas Escolas Carlos Amarante

Mais amigo do ambiente (3)

Voz às Escolas

2018-01-22 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Hoje, 22 de Janeiro, comemoramos o dia do nosso patrono, Carlos Amarante.
Como sabem, fazemos esta comemoração na Escola Carlos Amarante desde o ano letivo 1996/97.
Com a criação do Agrupamento, em Abril de 2013, mantivemos esta comemoração como Dia do Agrupamento, envolvendo as nossas escolas nas diversas atividades.
Trata-se de um dia aberto à comunidade, em que mostramos as nossas atividades e projetos, homenageamos os nossos alunos, os professores e o pessoal não docente.
O programa é vastíssimo, com atividades na ESCA, na EB de Gualtar, nas Escolas EB 1 e nos Jardins de Infância.
Deixamos aqui apenas alguns exemplos:

Na ESCA, no piso da entrada, temos várias exposições dinamizadas por alunos (de todas as idades), professores, encarregados de educação e antigos alunos. Há apresentação de trabalhos, nomeadamente das áreas de artes, línguas, Direitos Humanos, Educação para a Saúde, Educação para a Cidadania Global. Na sala Museu Carlos Amarante pode ser apreciada a exposição Ciência e Arte, uma mostra de equipamentos de outros tempos utilizados nas aulas. Noutros pisos, podem ser visitados laboratórios, salas temáticas e oficinas onde os nossos alunos e os visitantes podem, não só apreciar exposições, mas também participar em diversas atividades experimentais e jogos didáticos. Destaca-se a aula de filosofia para crianças e jovens com a participação dos alunos do 4.º ano das escolas do nosso Agrupamento. Não podemos esquecer a aprendizagem de cultura e escrita chinesa, a projeção de cinema, etc. Temos, também, concursos, jogos interativos e outros momentos de animação cultural.
Em Gualtar, na Escola Básica, haverá diversos concursos, exposições, atividades desportivas e lúdicas e uma palestra sobre a Amnistia Internacional. Nas escolas EB 1 e Jardins de Infância, crianças, alunos e professores apresentam trabalhos sobre a vida e obra de Carlos Amarante, sobre Educação Ambiental, entre outros.

Este ano, o edifício da ESCA comemora 60 anos. Pretendemos, ao longo do ano, realizar vários momentos evocativos, culminando no dia 18 de Maio, data da inauguração oficial, com uma cerimónia alargada. Hoje iniciamos esta comemoração com uma palestra, às 16h30, sobre Cem anos de histórias: da Escola de Desenho Industrial à Escola Secundária Carlos Amarante, proferida pelo nosso professor Domingos Araújo.
Na sessão de encerramento, pelas 17h30, na escola sede haverá entrega de diplomas a alunos do ensino secundário. Destacamos os alunos finalistas do 12ºano (às 18h30) onde apresentaremos o Livro dos Finalistas 2016/17. Também homenageamos os professores e funcionários.
O jantar comemorativo encerra mais um dia do Agrupamento.

Entendemos que uma escola, espaço de liberdade e saber, muito precisa destes momentos e rituais de comemoração que ajudam a construir uma identidade, cimentam os sentimentos de pertença, mostrando alem disso a todos, dentro e fora da comunidade escolar, o que de melhor são capazes de fazer.
A todos os que nos ajudam nesta comemoração e os que nos honram com a sua presença o nosso obrigado.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.