Correio do Minho

Braga,

- +

O Dia do Agrupamento Carlos Amarante

Juntos conseguimos vencer. Tudo.

O Dia do Agrupamento Carlos Amarante

Voz às Escolas

2021-01-25 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

Todos os anos, no dia 22 de Janeiro, comemoramos o dia do nosso patrono, Carlos Amarante.
Como sabem, fazemos esta comemoração na Escola Carlos Amarante desde o ano letivo 1996/97.
Com a criação do Agrupamento, em Abril de 2013, mantivemos esta comemoração como Dia do Agrupamento, envolvendo as nossas escolas nas diversas atividades.
Organizamos um dia aberto à comunidade, em que mostramos as nossas atividades e projetos, homenageamos os nossos alunos, os professores e o pessoal não docente.
O programa costuma ser vastíssimo, com atividades na ESCA, na EB de Gualtar, nas Escolas EB 1 e nos Jardins de Infância.
Este ano, com todas as contingências provocadas pela pandemia, não foi possível comemorarmos o dia Carlos Amarante como estamos habituados.

Hoje, nesta crónica, lembramos apenas alguns exemplos das nossas atividades, nos últimos anos:
- Organizamos várias exposições dinamizadas por alunos, professores, encarregados de educação e antigos alunos, apresentação de trabalhos e equipamentos, de diferentes áreas (artes, línguas, Direitos Humanos, Educação para a Saúde, Educação para a Cidadania Global…).
- Preparamos visitas aos laboratórios, salas temáticas e oficinas onde os nossos alunos e os visitantes podem, não só apreciar exposições, mas também participar em diversas atividades experimentais e jogos didáticos.
- Destacamos a habitual aula de filosofia para crianças e jovens com a participação dos alunos do 4.º ano das escolas do nosso Agrupamento.
- Divulgamos a cultura e escrita chinesa, uma das opções curriculares no ensino secundário.
- Realizamos concursos, jogos interativos, atividades desportivas e outros momentos de animação cultural.
- Entregamos diplomas de mérito aos alunos que se destacam na participação e dinamização das atividades e nos resultados académicos.

Entendemos que uma escola, espaço de liberdade e saber, muito precisa destes momentos e rituais de comemoração que ajudam a construir uma identidade, cimentam os sentimentos de pertença, mostrando a todos, dentro e fora da comunidade escolar, o que de melhor são capazes de fazer.
Quero realçar que o Dia Carlos Amarante reforça esta pertença que todos sentimos, quer os que estão diariamente na escola, quer os que nos visitam com saudade.
Para lembrar esta comemoração, disponibilizamos na página do Agrupamento e enviamos por correio eletrónico a toda a comunidade escolar, um pequeno vídeo com imagens das nossas memórias do Dia Carlos Amarante.
Fiquem bem e protejam-se. Saúde para todos!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

21 Junho 2021

Ler, ler, ler...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho