Correio do Minho

Braga, quinta-feira

O Dia da ESCA

Um ano em que a Europa respirou cultura

Voz às Escolas

2013-01-21 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Amanhã, 22 de Janeiro, a Escola Secundária Carlos Amarante celebrará o dia do seu patrono, Carlos Luís Ferreira da Cruz Amarante.
Carlos Amarante nasceu em Braga, no dia 30 de Outubro de 1748 e durante a década de 80 ingressou no Real Corpo de Engenheiros, vindo a falecer no Porto, no dia 22 de Janeiro de 1815.

O seu contributo ao nível da engenharia e arquitetura é, sobretudo, visível nas cidades de Braga e Porto, contando-se importantes obras como a Igreja do Bom Jesus, a Igreja do Pópulo, a Reitoria da Universidade do Porto, a Igreja da Trindade, entre outras.

Por ser uma data marcante da vida e obra de Carlos Amarante, no ano letivo de 1996/97 elege-se, após proposta apresentada por uma comissão liderada pela professora Matilde Catalão ao Conselho Pedagógico, o dia 22 de Janeiro como data comemorativa do Dia da Escola.
Estas comemorações abrem a escola à comunidade, desenvolvendo sentimentos de pertença, pois centram-se em atividades diversificadas que envolvem alunos, professores, pessoal não docente e encarregados de educação.

As atividades terão início às 9 horas, com o hastear da bandeira e continuarão ao longo do dia, com um programa vasto e diversificado. Haverá palestras, jogos, concursos, torneios desportivos, um peddy paper, atuações musicais, exposições em diferentes espaços, experiências laboratoriais e oficinais, workshops, entre outros.
Ao longo do dia receberemos várias turmas de alunos de escolas básicas que aceitaram o nosso convite para nos visitar e participar nas diversas atividades, à semelhança do que ocorreu nos outros anos.

No Dia da Escola homenageamos, de forma especial, os nossos alunos, bem como os professores aposentados no ano anterior. Esta cerimónia, especial e de encerramento das atividades, decorrerá ao fim da tarde, seguindo-se um jantar comemorativo.

O plano de atividades do mês de janeiro teve outras áreas, igualmente relevantes, envolvendo com muito entusiasmo os nossos alunos e incentivando a sua participação cívica e política.
Trata-se da participação dos alunos do ensino básico e secundário no Parlamento dos Jovens.

O Parlamento dos Jovens é promovido pela Assembleia da República e dirigido aos estudantes, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade.
Este ano letivo, a iniciativa ultrapassou as expetativas, pelo número de listas envolvidas, pelas propostas apresentadas e discutidas nas sessões escolares.

De destacar o dia 7 de janeiro, data em que recebemos um deputado da Assembleia da República, Dr. Fernando Negrão. Num debate animado, os nossos alunos colocaram questões, trocaram ideias, mostrando que não são alheios ao seu futuro e que chamados a participar, sabem exercer a cidadania e discutir a atualidade.
A ESCA agradece a presença e participação de todos, aproveitando para convidar toda a comunidade educativa para o seu Dia da Escola.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.