Correio do Minho

Braga, segunda-feira

O Dia Aberto na ESCA

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Voz às Escolas

2011-03-07 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

No próximo dia 11 de Março vamos ter na ESCA o Dia Aberto à comunidade educativa.
Este ano lectivo optamos por organizar um Dia Aberto como forma de, por um lado partilharmos as nossas actividades e projectos e, por outro lado, debatermos e reflectirmos sobre temas actuais que nos preocupam.

Estaremos abertos a toda a comunidade educativa para mos-trarmos o que de melhor os nossos docentes, alunos e demais membros deste pequeno mundo que é a ESCA sabem fazer.
Por sugestão dos próprios alu-nos envolvidos (turmas 11.º A, 11.º E e 11.º F) haverá um debate inter-turmas subordinado ao tema “Até que ponto temos o direito de ser diferentes?”.

As exposições e workshops que levaremos a cabo compre-endem temas tão diversificados e abrangentes como a diversidade cultural, a tolerância relativamente à comunidade muçulmana, a tecnologia e inclusividade, Braille, uma escola para todos, livros nobres e jornais antigos, foto-jornalismo, curtas e médias metragens e veículos eléctricos.

Durante todo o dia privilegiaremos a actividade desportiva com a realização de um torneio de andebol, recepção à equipa sénior do ABC de Braga e conversa com os atletas, seguida de uma sessão prática de treino e formação com o ABC e atletas participantes. No torneio participarão além do ABC de Braga, a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e o nosso grupo de desporto escolar. O dia termina com a entrega de troféus.

Os laboratórios de física (energias renováveis e tecnologias da comunicação), química (cientistas por um dia), biologia (“es-preita o teu cérebro”) e geologia (“as maravilhas da geologia”) estarão abertos a todos com mostras, exposições e actividades experimentais.
Na sala do aluno haverá animação com os Zés Pereiras do Instituto Novais e Sousa e um Café Concerto pela noite dentro.

As salas da ESCA transformar-se-ão, por um dia, em salas temáticas: do português (puzzle de escritores e poetas, oficina de escrita, concursos), da matemática (provas de treino para a competição nacional de ciências), da área de projecto (foto-grafia e óptica, à descoberta do grafeno, motor stirling e tecnologia), da língua gestual portuguesa (atelier de gestos e exposição), das línguas (karaoke, quiz show e exposições), das artes (slotArt, workshop de desenho), da música e atitudes sociais, entre outras.

Os direitos humanos serão objecto de um mural no corredor de acesso à sala do aluno, bem assim de uma mostra com o tema “Diversidade cultural e direitos humanos”.
Nas feirinhas e na feira ESCA, para além dos proverbiais produtos regionais, todos teremos oportunidade de “comprar para ajudar” a Associação e Apoio ao Autista.

Informática para a gestão e o ensino profissional serão objecto de palestras a realizar por docentes da ESCA e profissionais convidados, alguns ex-alunos da ESCA com sucesso no mundo empresarial que muito nos orgulham.

Queremos convidar todos para uma visita alargada à nova ESCA.
Pela nossa parte, iniciamos agora uma nova etapa, sempre com o lema, aliás inscrito no Projecto Educativo, de que, como escreve Álvaro de Campos, “O presente é todo o passado e todo o futuro”.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

17 Setembro 2018

“Bons e maus Papeis”

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.