Correio do Minho

Braga, quarta-feira

O Desporto merece ser (re)conhecido

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Ideias Políticas

2014-09-16 às 06h00

Francisco Mota

Recentemente a Juventude Popular de Braga dirigiu ao executivo municipal a proposta de realização da Mostra Desportiva de Braga. Numa carta dirigida à Sra. Vereadora do Desporto e ao Sr. Presidente da Câmara Municipal desafiamos, que já no início desta época, se realiza-se este evento. Sendo Braga uma cidade assumidamente dinâmica, jovem e irreverente, deveriam assumir também que podemos ser um exemplo para outros municípios na aproximação e envolvimento da Comunidade com o Desporto.

Esta Mostra Desportiva foi proposta como o momento de abarcar todas as modalidades e todos os escalões praticados no nosso concelho. Com o objectivo de se apresentarem à cidade, esta seria a oportunidade de os clubes demonstrarem os seus valores e o trabalho desenvolvido com os atletas.

Acredito profundamente que a Educação Desportiva, por muitos desvalorizada, incute em cada jovem uma preparação para a vida, o que faz de um atleta um cidadão mais consciente e mais bem preparado para estar em sociedade. Tornar este desafio educacional possível deve-se ao empenho de dirigentes e equipas técnicas, em grande parte voluntários, que diariamente se desdobram em esforços para conseguirem dar o melhor a cada atleta ou a cada grupo de trabalho.

Braga tem demostrado que tem um potencial enorme nas modalidades, mas, infelizmente, em grande número caem no esquecimento e na descriminação. Desconhecidas do grande público é nosso dever envolver e dar a conhecer a todos os Bracarenses o que de bem se faz no nosso território.

Outra área, no seguimento do desporto e da sua visibilidade, que merece um maior destaque é o desporto universitário. Temos uma Universidade motivadíssima na promoção do desporto, a campeã europeia do desporto universitário é da nossa cidade. Desta forma é crucial que a cidade e o executivo camarário se aproximem da Universidade. Essa aproximação à Universidade, não deve ser só uma aproximação de discurso mas uma aproximação pratica e no terreno.

É indispensável criar pontes para que a valorização do desporto seja uma realidade. Tem que passar a ser vista como um todo e não como uma unidade onde cada um caminha para ser lado. Temos que unir esforços, unir dirigentes e desportista e demostrar que Braga, do ponto de vista de modalidades e do desporto, vai muito além do futebol.

Se houvesse alguma dúvida da qualidade do desempenho das modalidades e dos atletas, os últimos meses compravam precisamente que o desporto Bracarense continua a dar cartas e que deve ser impulsionado ao mais alto nível.

Se não vejamos alguns exemplos: Emanuel Silva - vice campeão mundial em k4 100 metros nos mundiais de canoagem; Jéssica Augusto - medalha de bronze nos europeus de atletismo; Filomena Costa - medalha de prata colectiva nos europeus de atletismo juntamente com Jéssica Augusto; Carlos Loureiro - campeão da europa de sub-17 de hóquei em patins; Mário Silva - medalha se bronze nos campeonatos da europa de taekwondo; Universidade do Minho - Campeões Europeus Universitários de Andebol; Futebol de Praia do S.C.Braga - Campeões Nacionais; S.C.Braga Futebol - Campeão Nacional de Juniores; no desporto adaptado com a APD-Braga a serem campeões nacionais em andebol e basquete; e ainda esta semana Rui Bragança do ABC/Uminho e Michel Fernandes do S.C. Braga conquistaram o 1.° lugar no Open de Israel de Taekwondo e Júlio Ferreira, garantiu a medalha de prata.

Estes são apenas alguns dos nossos campeões que gostaria de ver com todos os outros atletas e clubes bracarenses no centro da cidade ou no estádio 1º Maio ou mesmo a grande nave do Parque de Exposições de Braga a participar na grande mostra desportiva do nosso concelho.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias Políticas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.