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Voz às Escolas

2023-01-30 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

O Programa de digitalização para as Escolas, contemplado no Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do CM n.º 30/2020 de 21 de abril) prevê, entre outros, uma forte aposta na capacitação digital dos alunos e dos docentes, no desenvolvimento digital das escolas e na disponibilização de recursos educativos digitais, nomeadamente dos Kits tecnológicos (computadores portáteis) disponibilizados a todos.
Os computadores fornecidos pelo Ministério de Educação fazem parte do material escolar necessário ao desenvolvimento das aprendizagens e devem ser utilizados em sala de aula, proporcionando o recurso a estratégias e metodologias promotoras de motivação e gosto por aprender.

As dificuldades, passadas no singular tempo de confinamento, alertaram para as desigualdades, uma realidade que prejudicou o acesso à informação, ao conhecimento, ao ensino à distância. Aceder aos meios digitais, com ferramentas próprias, foi uma aposta, pois sabemos os benefícios que trazem para o processo de ensino e de aprendizagem.
No presente ano letivo, encontra-se em desenvolvimento o projeto piloto de manuais digitais, neste 1º ano com duas turmas, uma de 5º ano e outra de 7º ano. Mas é necessário alargar, abranger outros alunos, outras turmas.
E nesse sentido, e no âmbito do PADDE (Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas), o conselho pedagógico do Agrupamento André Soares elaborou um conjunto de medidas, devidamente orientadas para proveito de todos.

A operacionalização das medidas será articulada entre o professor/diretor de turma, agendando dias específicos para a utilização de metodologias com recurso ao digital, de forma a abranger o maior número de disciplinas e evitar que os alunos venham «carregados» em simultâneo com os manuais físicos. Serão, ainda, planificados, de modo a evitar que todas as turmas tragam os computadores em simultâneo.
As disciplinas de caráter prático, como é o caso de EF, Dança, EV, ET e EM, poderão desenvolver as competências digitais dos alunos de forma complementar às aulas práticas (em tempo assíncrono) através do uso da classroom, nomeadamente, entre outras valências, para a disponibilização de material didático e para o feedback avaliativo.

Sabendo que as Provas de Aferição se realizarão, na sua totalidade, em suporte digital, torna-se imperativa a necessidade de familiarizarmos e capacitarmos os alunos no âmbito das competências tecnológicas e digitais, de maneira a prepará-los para o novo desafio.
De igual modo, é grande a preocupação de todos com os que necessitam de suporte especial de apoio à aprendizagem. É imperativo não perdermos o foco em todos, sem deixar nenhum para trás. O desenvolvimento das competências digitais e tecnológicas com os alunos da educação especial é promovido através de atividades no âmbito do projeto Todos Juntos Podemos Ler, lendo e trabalhando conteúdos diversos com recurso ao digital
https://bibandresoares.wixsite.com/projetos/todos-juntos-podemos-ler

É fundamental o envolvimento dos encarregados de educação (que foram informados sobre estas medidas organizacionais) na responsabilização dos seus educandos para esta tarefa. O uso do computador portátil requer cuidados, agora mais específicos pela fragilidade (diferente da do livro) deste material. Mas todos entendemos a necessidade de saber transportar, usar regularmente, manusear com cuidado esta ferramenta tão necessária para, bem usada, nos facilitar os dias.
Assim aprenderão a valorizar o bom uso do seu portátil, que os acompanhará em tantos procedimentos na vida pessoal, social e profissional.

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